Atualmente, a cada 4,1 segundos há um novo refugiado ou deslocado interno no mundo e ao redor de 51,2 milhões de pessoas foram obrigadas a abandonar seus países. Durante 2014, os 28 estados membros da União Europeia registraram 57.800 solicitudes de asilo, 44 por cento mais do que em 2013.

Atualmente existem mais pessoas refugiadas do que durante a Segunda Guerra Mundial. Ante esta situação a ONG espanhola ‘Desarrollo y Asistencia’ em colaboração com a Resgate Internacional apresentou sua campanha 'befriending' que promove a inclusão destas pessoas que necessitam proteção internacional através da ação da sociedade civil e do voluntariado.

Conforme explicou David Palomo, diretor da Resgate Internacional durante a apresentação da campanha 'befriending': "As pessoas que chegam a um país como refugiadas suportam terríveis cargas psicológicas e físicas que dificultam a sua integração".

Palomo comentou, “o objetivo é unir 20 pessoas com necessidades de proteção internacional com voluntários mentores que lhes ajudem a serem integrados na sociedade, através da criação de vínculos de apoio.

Este é o caso de Jesus Teijelo, voluntário desta associação e participante da campanha ‘Befriending’ há alguns meses. Atualmente ele acompanha Bradislav, um jovem ucraniano que mora no Centro de acolhida ao Refugiado em Alcobendas (Madri).

"Embora inicialmente dois voluntários acompanhem um refugiado, no meu caso, por falta de voluntários, eu estive sozinho com Vladislav, um homem de 40 anos que fugiu da Ucrânia", explicou o voluntário.

"Nós nos encontramos uma vez por semana, normalmente vamos ao campo a passear, isto é o que ele mais gosta. Minha função é dar-lhe uma vida diferente da que ele vive durante a semana, apoiá-lo na incorporação à sociedade, porque ele tem vontade de fazer parte da sociedade espanhola".

Ucrânia, Líbano, Nigéria, Palestina, El Salvador e Guinea são os principais países de onde chegam os refugiados que fazem parte do ‘Befriending’.

“O Programa ‘Befriending’ pretende proporcionar aos refugiados um amigo, uma pessoa que esteja disposta a dedicar seu tempo para ajudar-lhe nesta integração, criando vínculos de amizade que necessita e introduzi-lo em uma rede de apoio social".

Mar Garrido, diretora de Estudos e projetos da Fundação espanhola ‘Desarrollo y Asistencia’ disse: "O processo de adaptação das pessoas refugiadas em um novo ambiente social e cultural, os obriga a enfrentarem situações nas quais as ferramentas que lhes foram úteis nos seus países de origem, muitas vezes já não lhes servem".

Como é o caso de Karen Herrera, uma mulher refugiada na Espanha, procedente de El Salvador e que participa do projeto. Conforme afirmou “quando seu dia a dia consiste em visitas aos psicólogos e advogados, e começa a cair solidão pensando no que deixou atrás, o programa Befriending e suas voluntárias o ajudam a esquecer do seu problema e te animam a seguir em frente”.

Durante o ano passado, a Espanha recebeu 5.900 solicitudes de asilo, mas foram concedidas somente 1.600. Segundo destacou Palomo, "é importante dar recursos à sociedade, para que as pessoas refugiadas possam exercer seus direitos, mas atualmente estes recursos estão sendo insuficientes".