Existem 4 importantes desafios em relação à família na América Latina: “a formação integral das pessoas, a educação na fé, a projeção da família à vida social e que a família defenda realmente a vida”, assegurou o sacerdote Leonidas Ortiz Losada, Secretário Geral Adjunto do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM) ao Grupo ACI.

O sacerdote, em visita a Roma (Itália), recordou que “os bispos latino-americanos definiram a família como educadora da fé, formadora de pessoas e promotora do desenvolvimento”.

“Os estados ou países que protegem a família, ou seja, onde a família é o centro, onde há atenção econômica para elas, onde há uma defesa na própria legislação, onde faz parte da vida educativa e política do país, crescem e se desenvolvem de uma maneira integral, mas os países que destroem as suas famílias pouco a pouco perdem a institucionalidade”, afirmou o Pe. Ortiz.

Precisamente isto “é o que devemos trabalhar em nossos países, a defesa da família em todos os aspectos: pedagógico, político e econômico”.

A respeito da exortação apostólica Amoris Laetitia do Papa Francisco, sobre a família, o membro do CELAM assegurou que “foi muito bem acolhida na América Latina”.

“No CELAM estamos começando a difundi-la, a divulgá-la, porque às vezes as pessoas têm versões errôneas do que o Papa disse, sem tê-la estudado suficientemente”, afirmou.

O Pe. Leonidas indicou que “o documento trata de uma série de eixos que são os que urgem na América Latina. O núcleo é o amor, este é o centro da vida familiar. O amor tem 4 características essenciais: o cuidado, a responsabilidade, o respeito e o conhecimento”.

“No documento, o Papa cita o Hino da Caridade de São Paulo e fala sobre o que é o verdadeiro amor na vida cristã, o verdadeiro amor no matrimônio”, relatou. “Este é um ponto chave para a América Latina: compreender realmente o que é o amor. Falam muito de amor nas músicas, na poesia, mas não entendem realmente o que é o amor”, indicou o sacerdote.

O Secretário Geral Adjunto do CELAM ainda manifestou que “a exortação tem outros eixos temáticos que correspondem também à América Latina: por exemplo, o eixo bíblico, que é como a fonte”.

“É importante fundamentar a família na Bíblia, na Palavra de Deus. Também há um eixo de realidade: os desafios existentes na situação atual. A família tem muitos desafios que a realidade apresenta, como por exemplo, a pobreza que vivem as famílias, a falta de uma educação integral na vida da família”, reforçou.

Confira também: