Em uma solene  Eucaristia , mais de 20 mil fiéis se congregaram no passado dia 15 de outubro no encerramento das celebrações pelos 150 anos de fundação da diocese de Xian Xian, atualmente Cang Zhou, na província chinesa de He Bei.

Durante a Missa que encerrou os vários meses de celebrações, o Bispo diocesano, Dom Li Lian Hui, agradeceu ao  "misterioso Sagrado Coração de Jesus" e aos missionários que dedicaram e entregaram sua vida para anunciar o Evangelho nesta difícil região.

Segundo informou a agência Fides, o Prelado convidou os jovens a seguir o exemplo  "do sangue e do suor" de homens que consolidaram a diocese, e que como eles, continuem o caminho ao que estão chamados, porque "a única coisa que podemos fazer é nos empenhar ao máximo para expandir a evangelização".

Dom Li Lian Hui afirmou que o sofrimento e o esforço dos missionários pela Igreja  na China confirma que a natureza da Igreja é o amor, alicerce para confiar que no futuro da Igreja nesta localidade será muito mais esplêndido.

Neste último evento de celebração, os fiéis chineses organizaram um encontro de oração e apresentaram uma obra de teatro em homenagem ao trabalho missionário na diocese. Além disso se realizou o seminário "Catolicismo e construção de uma sociedade harmoniosa", ao qual assistiram sacerdotes diocesanos, religiosas, e alguns especialistas e estudiosos católicos provenientes de outras regiões.

A diocese de Xian Xian está localizada no antigo Vicariato Apostólico de Tcheli-Sudeste. Na atualidade tem cerca de 75 mil fiéis e a cada ano são batizadas mais de 100 pessoas. Além disso conta com 206 igrejas e capelas e quase 100 sacerdotes; muitos dos quais, junto com irmãs, foram enviados a estudar no exterior com apoio de instituições católicas.