Por ocasião da celebração dos 91 anos do Papa Bento XVI, o Grupo ACI apresenta 10 fatos curiosos sobre a vida do predecessor do Papa Francisco.

1. Sabe pilotar helicóptero

Bento XVI tem uma licença de piloto, ele gostava de voar do Vaticano até a residência pontifícia em Castelgandolfo, mas não tem carteira de motorista porque nunca aprendeu a dirigir automóveis.

2. Gosta de cuidar de gatos

Bento XVI adora gatos e tinha dois animais de estimação quando era Papa. Um deles era um gato que encontrou nas ruas de Roma.

Em uma entrevista ao jornal ABC em 2005, o Cardeal Tarcisio Bertone, que um ano depois se tornou Secretário de Estado do Vaticano, contou que Bento era “apaixonado por gatos”.

“Enquanto andava pelas ruas de Borgo Pio ao Vaticano, ele parava para conversar com os gatos; não sei em que língua falava com eles, mas os gatos ficavam encantados. Quando o Cardeal se aproximava, os gatos levantavam a cabeça e o saudavam”, disse o Purpurado.

3. Ele é um virtuoso pianista

Durante o seu pontificado, Bento XVI gostava de tocar piano todos os dias e escutar a música de Mozart, Beethoven e Bach. Sobre as obras de Mozart, disse o seguinte: “O Requiem de Mozart é uma expressão sublime da fé, que sabe muito bem o drama da existência humana e não esconde seus aspectos dramáticos e, portanto, uma expressão da própria fé cristã, consciente de que toda a vida humana é iluminada pelo amor de Deus”.

4. Foi recrutado pelo exército alemão

Embora a sua família não tivesse contato com os nazistas nem fosse ao favor do nazismo, aos 16 anos, Joseph Ratzinger foi recrutado no exército alemão durante a Segunda Guerra Mundial. Nunca esteve em combate e, em 1945, ele desertou as forças de Hitler terminou passando um tempo como prisioneiro de guerra dos aliados.

5. Tem uma biblioteca monumental

Além de dedicar-se à oração, Joseph Ratzinger escreve, lê e estuda. Ele tem uma biblioteca de 20.000 livros que foram instalados nos apartamentos papais quando foi eleito em 2005.

6. Foi criada uma cerveja em sua homenagem

A Weideneder Brau Vertriebs GmbH, cervejaria de propriedade familiar na cidade de Tann, na Alemanha, criou uma cerveja especial chamada Pabstbier (Cerveja do Papa). O rótulo diz: "Dedicado ao Grande Filho da nossa Pátria, o Papa Bento XVI".

7. Domina vários idiomas

O Papa Emérito fala nove idiomas: alemão, italiano, francês, inglês, espanhol, português, latim, grego antigo e hebraico bíblico.

8. Tem um irmão sacerdote

Bento XVI é o mais novo de três irmãos. Seu irmão, Georg Ratzinger, sacerdote é maestro e músico aposentado, foi homenageado por São João Paulo II com o título de protonotário apostólico. Os dois irmãos entraram no seminário da Arquidiocese de Munique-Freising juntos e foram ordenados sacerdotes em 1951.

Hoje, aos 93 anos, Monsenhor Georg Ratzinger vive em sua casa em Regensburg, na Alemanha.

Mais em

9. Pediu a sua aposentadoria várias vezes à São João Paulo II e teve sempre este pedido negado

Quando estava se aproximando da aposentadoria, o então Cardeal Ratzinger pediu em repetidas ocasiões ao Papa João Paulo II uma licença para retirar-se de seu ofício como prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé.

O Cardeal queria virar bibliotecário ou trabalhar em algo que lhe desse mais tempo para escrever livros. João Paulo II não aceitou seus pedidos.

10. Gosta de comer ravioli e beber refrigerante

A comida favorita de Bento XVI é o ravioli com fatias de batata da Baviera e a Fanta laranja.

Além disso, no livro publicado em 2016 “TheVatican Cookbook” (Livro de cozinha do Vaticano), escrito por três guardas suíços, foi revelado que Bento XVI prefere o kirschenmichel, uma sobremesa alemã feita com pãozinhos, canela, cravo, baunilha, amêndoas e cerejas; porco no forno com dumplings (um sanduíche chinês); e salada de salsichas de Regensburg.

Confira também: