Por ocasião do próximo relançamento em inglês do filme “Duas Coroas”, que trata da devoção mariana de São Maximiliano Kolbe, o mártir polonês canonizado por São João Paulo II, em 1982, apresentamos alguns fatos sobre sua vida.

São Maximiliano Kolbe foi um sacerdote assassinado pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial e que é lembrado por ter trocado sua vida pela de um prisioneiro destinado a morrer no campo de concentração de Auschwitz, e também por sua devoção a Nossa Senhora, a quem chamou "A Imaculada". O santo polonês foi beatificado em 1971 e canonizado por São João Paulo II em 1982.

O filme “Dwie Korony” (Duas Coroas), lançado oficialmente em 2017 na Polônia, aborda o sonho que Kolbe teve aos 12 anos, onde a Virgem Maria lhe mostra uma coroa vermelha (martírio) e outra branca (pureza), e ele responde aceitando ambas. O filme do gênero documentário ficção será oferecido ao público dublado para o inglês no dia 26 de outubro.

A seguir, apresentamos alguns fatos que podem ser aprendidos deste filme:

1. O santo polonês tinha uma grande devoção a Nossa Senhora de Lourdes, que começou com o sonho das duas coroas e continuou ao longo de sua vida. Quando era apenas um jovem sacerdote, enfrentou a possibilidade de ter seu polegar ou mesmo seu braço amputado se não sarasse. O santo aconselhou seu médico a usar a água de Nossa Senhora de Lourdes e, com ela, ficou curado.

2. São Maximiliano Kolbe fundou os Cavaleiros da Imaculada, hoje denominados Milícia Imaculada (MI), com o objetivo de converter pecadores, hereges, cismáticos e maçons. O santo pediu aos Cavaleiros da Imaculada que usassem a Medalha Milagrosa todos os dias e oferecessem uma oração diária espontânea a Maria.

3. O santo celebrou a Missa na capela lateral de Sant'Andrea delle Fratte, em Roma, onde Alfonso de Ratisbona, maçom francês e ateu de ascendência judia, se converteu à fé católica graças a Maria e à medalha milagrosa que lhe deu um amigo. Nessa igreja, a Virgem apareceu a Ratisbona em 20 de janeiro de 1842.

4. São Maximiliano foi um homem à frente de seu tempo em matéria de evangelização. Queria difundir o amor pela Santíssima Virgem e pela fé católica por meio de uma revista. Não apenas incluiu temas relacionados à fé, mas também à ciência. Uma seção da revista era intitulada "Pequenas faíscas".

5. Antes de viajar ao Japão, São Maximiliano Kolbe visitou o Santuário de Nossa Senhora de Lourdes e depois, já no país asiático, construiu uma gruta dedicada a esta devoção mariana.

6. O santo polonês tinha coração de missionário, porque embora não falasse japonês, não deixou que aquele desafio o impedisse de estabelecer uma comunidade em Nagasaki, onde chegou depois de dois meses de viagem e deu início ao seu trabalho missionário. O santo é lembrado com carinho pelo povo de Nagasaki, a tal ponto que ali existe um museu em sua homenagem.

7. São Maximiliano Kolbe poderia ser considerado um profeta, pois disse que um dia uma bola de fogo cairia do céu em Nagasaki e, portanto, ele construiu seu mosteiro nos arredores da cidade.

8. Um dos frades estava curioso para saber o que fazia São Maximiliano em seu quarto, por isso uma noite o espiou pelo buraco da fechadura. O frade encontrou o santo orando à Santíssima Virgem.

9. Uma das razões pelas quais os nazistas quiseram matar São Maximiliano Kolbe, a quem prenderam e levaram como prisioneiro para uma prisão de Varsóvia e depois para o campo de concentração de Auschwitz, foi devido ao grande alcance que o santo teve com o Revista "Imaculada".

10. Em 1941, um prisioneiro escapou e 10 prisioneiros deveriam morrer como punição. Um dos escolhidos foi um pai de família que o santo se ofereceu para substituir. Já em Auschwitz, o santo foi enviado para o bunker da fome, onde os prisioneiros eram assassinados por inanição. Diz-se que a cela se transformou em capela onde o santo guiava na oração os condenados à morte.

Se quiser ver o filme em português acesse AQUI.

Confira também: