Fontes próximas ao Vaticano informaram à ACI Prensa que o Motu Proprio através do qual o Papa Bento XVI concederia a indulgência universal ao Missal de São Pio V poderia ser publicado depois do Natal; enquanto que a Exortação Apostólica Pós Sinodal sobre a Eucaristia viria à luz em meados de janeiro.

As fontes confirmaram o declarado à imprensa pelo Cardeal Jorge Medina Estévez, que recentemente participou da reunião da Comissão "Ecclesia Dei" –encarregada do diálogo com o cisma Lefebvrista–, onde se revisou o rascunho final do texto do Motu Proprio.

A indulgência permitiria que a Missa de São Pio V seja celebrada livremente, sem o requisito atual que exige a permissão explícita do bispo local. O Motu Proprio, entretanto, não aborda o tema canônico da Sociedade de São Pio X, a organização cismática criada por Dom Marcel Lefebvre.

A Exortação Apostólica sobre a Eucaristia, segundo as mesmas fontes, já foi concluída pelo Papa Bento XVI e se encontra em processo de tradução aos diversos idiomas nos quais será apresentada.

O texto, que viria à luz depois de 15 de janeiro, segundo as fontes, reafirma o "não" aos sacerdotes casados, impulsiona o uso do latim nas celebrações litúrgicas, e inclusive solicita que os seminaristas aprendam o uso desta língua.

O texto também alentaria à recuperação do canto gregoriano e a música polifônica sacra em substituição da música moderna; o que implicaria um retiro gradual dos instrumentos musicais "inadequados" para a solenidade e reverência da Celebração Eucarística.