O Bispo de Tarazona, Dom Demetrio Fernández, afirmou que "a Igreja Católica não é um parasita na sociedade espanhola, mas sim uma grande benfeitora do homem", ao comentar o recente acordo entre o Governo e a Igreja na Espanha para seu financiamento.

Em uma carta intitulada "O financiamento da Igreja", o Prelado destacou que a contribuição do Estado ao sustento eclesial "não era nenhum privilégio" porque "havia uma dívida histórica por todos os bens expropriados injustamente nas sucessivas desamortizações do século XIX. E a Igreja cedeu nisto, porque seu objetivo não é acumular bens, mas servir dignamente o Evangelho".

"O acordo é importante porque a partir de agora o Governo não dará nem um euro à Igreja Católica. Serão os católicos que ajudarão diretamente a sua Igreja, por todos os meios previstos: coletas, donativos, assinaturas, legados, e assinalando com uma cruz sua declaração de renda", explicou.

Dom Fernández ressaltou também que a Igreja na Espanha "economiza ao Estado espanhol a cada ano em torno de oito bilhões de euros (1% do PIB), quer dizer, cinco mil vezes mais do que recebia do Estado. Se a Igreja deixasse de atender tudo o que está atendendo agora, seria muito caro ao Estado substituir essa tarefa. E isso ele economiza".

O Prelado explicou que a presença da Igreja Católica na Espanha "não é um peso morto para a sociedade espanhola, mas sim é um grande benefício, que inclusive os não crentes têm que agradecer, porque é quantificável em dinheiro que todos economizamos. Quando um doente de AIDS vai a um centro católico não se pergunta sobre sua prática religiosa, mas ele é atendido sem mais, do mesmo modo que se atende nas milhares de paróquias da Espanha aos imigrantes, sejam da cor e da religião que forem".

"A Igreja Católica não é um parasita na sociedade espanhola, mas uma grande benfeitora do homem. No aspecto material e assistencial, e sobretudo no aspecto de sua missão espiritual de levar cada homem a Jesus Cristo", insistiu.

Depois de precisar que "os católicos deverão acordar, já que a manutenção da Igreja Católica dependerá deles e de sua responsabilidade como fiéis", o Bispo de Tarazona fez um chamado a tomar consciência da "importância de ajudar a Igreja em suas necessidades. Aproveito para agradecer-lhes tudo o que fazem. Continuemos nos mentalizando no financiamento da Igreja. É algo nosso".