O Conselho Geral da organização internacional Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) nomeou a María Pilar Gutiérrez Corada, como Presidenta do Secretariado espanhol da mencionada instituição em substituição ao Pe. Germán Rodríguez Prada, e a Javier Menéndez Ros, quem substitui na direção do Secretariado ao José María Sánchez.

Gutiérrez Corada se vinculou ao AIS em outubro de 1994, quando começou a formar parte de seu Conselho Nacional. Diplomada em Magistério, exerceu a docência em vários centros educativos espanhóis e no Canadá, onde foi professora de Língua Espanhola. Foi também coordenadora do Projeto Europeu Sócrates de educação, atividade que lhe permitiu conhecer a realidade de diversos países do velho continente.

O novo diretor, Javier Menéndez Ros, tem 45 anos de idade, é casado e é pai de família numerosa. Nos últimos 17 anos desempenhou sua atividade profissional em uma multinacional em diversos lugares da Espanha e Europa.

A presidenta e o diretor do AIS na Espanha assumiram seus respectivos cargos a pouco de celebrar-se, em 2007, os sessenta anos de existência da organização. Com tal motivo, e em união com o Secretariado Internacional e os escritórios nacionais, serão desenvolvidas diversas iniciativas através das quais apresentarão à sociedade o trabalho que realizam em pró da Igreja em todo mundo.