Por ocasião do início de outubro, mês do Rosário, o Bispo de Jaén, Dom Ramón de Hoyo López, fez um chamado a conservar e recuperar a prática cotidiana desta devoção mariana e ensiná-la a crianças e jovens.

Em uma carta pastoral, o Prelado andaluz ressalta que a luz da Anunciação "teve sempre que iluminar a escuridão da peregrinação de fé" de Maria e que na "oração do terço nós acompanhamos" a Virgem nessa peregrinação e "participamos com ela desse percurso".

Para o Bispo, "enquanto desfiamos as contas do Rosário e repetimos estas palavras da saudação do Anjo a Maria", nós somos iluminados pelo mistério de Cristo e "nossas alegrias e dores cotidianas, adquirem um peso de luz e de glória, ao submergir-se e incorporar-se no mistério da Encarnação, Morte e Ressurreição do Senhor".

"O rosário é oração a Maria, mas também com Maria. Ela se faz presente em nossa vida com esta simples e profunda oração do Rosário. Uma oração tão fácil  e ao mesmo tempo tão rica que vale a pena conservá-la e recuperá-la onde for necessário, pela comunidade cristã, a família e todo cristõ", acrescenta.

Por isso, exorta Dom Del Hoyo à sua grei, "que não falte esta oração em nenhuma comunidade de cristãos". "Ensinem às crianças e aos jovens. Estou certo de que sim os ajuda e favorece sua compreensão e valorização serão capazes de nos surpreender, uma vez mais aos adultos, recitando, com o entusiasmo próprio da idade, esta oração tão cheia de conteúdos” ,  explica.

Do mesmo modo, pede "que não falte nos lares cristãos que valorizem como um tesouro supremo o processo de crescimento dos filhos. É proporcionar-lhes o itinerário da vida de Cristo desde sua concepção até a morte, desde sua resurreição até sua ascensõ. Vai ser seu próprio percurso na vida".

Por último, expressou saber muito bem que o Rosário é a oração preferida dos doentes e idosos, e às vezes, a única para más de um. "Tomara que minhas palavras de ânimo cheguem a eles para manter este clamor nosso ao Senhor e unir nossas vozes. É a oração provavelmente mais eficaz, junto com a  Eucaristia, em nossa Igreja. É o encontro diário mais autêntico com nossa Mãe do Céu", conclui.