O vaticanista italiano Sandro Magister afirmou que as reações violentas dos muçulmanos contra o discurso do Papa Bento XVI do dia 12 de setembro na Universidade de Ratisbona representam uma "guerra irracional".

Em sua coluna semanal do semanário italiano L’Espresso, Magister afirma que o Papa "ofereceu como terreno para o diálogo entre cristãos e muçulmanos 'atuar em concordância com a razão'. Entretanto, o mundo islâmico o atacou, distorcendo seu pensamento, confirmando assim que o rechaço à razão traz junto com ele intolerância e violência".

O especialista em assuntos vaticanos afirma que "menos diplomacia e mais Evangelho" parece ser o curso que "Joseph Ratzinger está estabelecendo para o governo central da Igreja". "Inclusive ter escolhido o arcebispo Mamberti, nascido em Marrakesh (Marrocos) e de nacionalidade francesa" e com ampla experiência diplomática em vários países islâmicos, como Secretário para as Relações com os Estados, deixa claro que o que o Papa teve em mente foi ter a alguém familiarizado com o mundo muçulmano e com os assuntos sobre fé e civilização".

"E foi este mesmo critério: menos diplomacia e mais Evangelho, o que fez que o Papa, durante sua visita à Alemanha, dissesse o que foi considerado tão politicamente incorreto", acrescentou o vaticanista.

Segundo Magíster, qualquer um que conheça algo da arte da diplomacia teria "qualificado de inoportunos e perigosos" muitas passagens das homilias e discursos de Bento XVI, porque "este não é um Papa que se submeta a tal censura ou que se auto-censure" mas sim diz o que deve quando isto é "pilar para sua pregação".

"Seu objetivo na viagem à Alemanha foi iluminar o homem moderno -cristão, gnóstico, de outra fé, europeu, africano ou asiático- dizer-lhe que a simples e suprema verdade além de que Deus é Amor, a que o Papa lhe dedicou sua encíclica Deus Caritas est, é que Deus é também razão, Ele é o ‘logos’"; acrescentou Magister.

"E quando a razão se separa de Deus, fecha-se sobre si mesma. E assim, a fé em um Deusirracional’, uma vontade absoluta, sem limites, pode se converter na semente da violência. Toda religião, cultura e civilização está exposta a este maior engano: não só o Islã mas também o Cristianismo, ao que o Papa dedicou todo seu discurso", manifestou o vaticanista.

"Dois dias antes de seu discurso na Universidade de Ratisbona -prosseguiu- contra o que autoridades de governos muçulmanos e líderes de opinião elevaram seus protestos, Bento XVI tinha exposto a verdade em sua homilia da Missa em Munique, com algumas conotações que o fizeram passar como pró-islâmico, segundo alguns comentários da mídia", assegurou o vaticanista.

"Mas em seguida veio o discurso de Ratisbona, e a interpretação feita por muitos muçulmanos" de muitos meios e de muitas formas "com um exagero e propagação semelhantes ao que se viu faz alguns meses contra umas charges ofensivas, foi diametralmente oposta. A acusação se estendeu a partir de uma tremenda distorção do exposto pelo Bento XVI, e se apartou precisamente do exercício da razão invocado pelo Papa como o terreno adequado para o verdadeiro diálogo entre as religiões e civilizações", continuou o especialista.

Diante desta posição do Papa, segundo Magister, era correta a posição adotada pelo Arcebispo Mamberti e o Secretário de Estado, Cardeal Tarcisio Bertone, de apoiar o Papa e sugerir uma "direta e completa" leitura do discurso de 12 de setembro. "Inclusive no Ângelus de 17 de setembro, o próprio Pontífice expressou sua pena pelas reações dos muçulmanos a seu discurso na Universidade de Ratisbona", indicou Magister.

Leia a coluna completa de Magister (em inglês) em http://www.chiesa.espressonline.it/dettaglio.jsp?id=84185&eng=y