O Arcebispo de Bahia Blanca e Presidente da Comissão Episcopal de Educação Católica, Dom Guillermo Garlatti, pediu que a perspectiva espiritual e transcendental do ser humano esteja dentro da nova Lei de Educação Nacional, para assegurar "uma visão integral do homem e da educação".

O Prelado assinalou que os católicos não podem estar ausentes no debate da nova legislação educativa, "por dever de consciência e por nossa responsabilidade desde nossa identidade, baseada no Evangelho".

Do mesmo modo, durante a inauguração de um curso para docentes e diretores, organizado pelo Conselho Superior de Educação Católica (CONSUDEC), Dom Garlatti explicou que "a educação é uma tarefa muito difícil, pois pressupõe obter uma afinidade espiritual com aqueles aos quais nos dirigimos".

Destacou que "a tarefa educativa é bela e nobre, pois nos permite ir em busca da verdade e do bem", mas também arriscada, "porque estamos lidando com valores como os afetivos, os sentimentos e o espiritual".

Finalmente, assinalou que a educação deve estar sustentada no amor a Deus e ao próximo, trabalhando com esperança e confiança no Pai e nos alunos.