Por ocasião da festa do Profeta Elias, que habitou no Monte Carmelo, localizado junto à castigada cidade israelense de Haifa, as Carmelitas deste histórico lugar onde surgiu a ordem comtemplativa lançaram uma invocação ao mundo para que "os grandes da política" escutem a voz de Deus.

"Pedimos a oração de todos para que os grandes da política escutem a voz de Deus, de nosso Deus de paz, o Deus de Jesus Cristo", dizem as religiosas da comunidade, ao celebrar 2800 anos em que o profeta Elias foi chamado por Deus ao Monte Carmelo.

Elias, dizem as religiosas "une a todos os crentes de nossas diversas religiões, judeus, cristãos, muçulmanos e drusos".

"Sentimos poderosamente sua intercessão, principalmente agora que a região do Monte Carmelo e o Líbano são um só, sob as ameaças dos mísseis, que há cinco dias caem intermitentemente, paralisando a vida e a atividade normal, mas sem nos desanimar", assinala a carta.

"Nossa vida segue confiada na ajuda do Senhor, com as alterações inevitáveis ao soar das sirenes, cada vez que se prevê um ataque e que deixa tempo apenas para procurar os lugares mais seguros do mosteiro, certamente não nossas celas, todas expostas, voltadas para o mar, do qual chegam intermitentemente os ‘presentes’ que semeiam mortos, destruição, feridos e temor", indicam.

Na carta, as religiosas acrescentam que "o céu tão belo e azul, é riscado quase continuamente por aviões de guerra, rumo ao Líbano, este país tão hospitaleiro e cristão, uma vez mais cenário da guerra".

"Isto é o que estamos vivendo, enquanto pedimos a oração de todos", conclui a carta das religiosas.