O Arcebispo de Buenos Aires, Cardeal Jorge Mario Bergoglio, instou durante a Vigília Pascal que presidiu no Sábado Santo na Catedral primaz a sair “correndo de tudo o que é sepulcro e morte” e apostar pela esperança que transcende as dificuldades.

Ao comentar em sua homilia o Evangelho que descreve as mulheres que encontraram vazio o sepulcro onde haviam sepultado o corpo de Jesus, o Purpurado chamou a atenção para aquela cena que acontece algo “imprevisto”. “A preocupação da pedra se desvanece ao ver que havia sido corrida. A dificuldade se torna porta de entrada, a dúvida aflora em horizonte prometedor, a surpresa gera esperança”.

O anúncio da ressurreição de Jesus permite às mulheres ver que “o que era muro e impedimento se transforma em novo acesso a outra certeza e a outra esperança que as põe novamente em caminho”, o do anúncio do  ocorrido aos demais discípulos.

Ao falar do caminho empreendido pelas mulheres até o sepulcro, o Cardeal perguntou pelo caminho de cada um: “Como vai o meu caminho? Vai na direção da promessa do encontro com Jesus ressuscitado? Se detém e volta atrás diante da dificuldade da pedra?, das tantas pedras da vida. Ou, como os de Emaús, corre para o lado contrário para não ter dificuldades com o coração capturado? Ou, como os outros discípulos, prefiro a paralisia, o enclausuramento, a defesa frente a qualquer anúncio, frente a  horizontes de esperança? Meu caminho aposta na esperança? Busca o encontro? Sabe do estupor que comove todo o ser quando se deixa comover pelo Senhor que passa e abre o coração? Por quê caminho anda meu coração?".

A esse respeito, o Cardeal Bergoglio alentou os presentes a deixar-se "tocar pela notícia” e sair “correndo de tudo o que é sepulcro e morte”, sair correndo “tremendo e fora de si, com medo” ao sentir “o calafrio do anúncio e o estupor da presença”. “É a melhor maneira de desejarmos feliz Páscoa”, concluiu o Purpurado.