O Papa Bento XVI receberá no mês de junho a proposta final do Sínodo dos Bispos com vistas à preparação de sua Exortação Apostólica Pós Sinodal sobre a Eucaristia.

A comissão de 12 cardeais e bispos de todo o mundo presidida pelo Secretário do Sínodo dos Bispos, o Arcebispo Nicola Eterovic, irá se reunir no mês de junho para apresentar ao Sumo Pontífice uma proposta final sobre a base das 50 proposições com a que concluiu o Sínodo dos Bispos no último mês de outubro.

Segundo uma fonte do Vaticano, a comissão aprovará "uma proposta e um esquema de reforma litúrgica", que se fará pública na Exortação Apostólica que o Santo Padre publicaria possivelmente em outubro.

A exortação apostólica, segundo a mesma fonte que conversou com a ACI Imprensa, incluiria um convite a um maior uso do latim na oração diária da Igreja e na liturgia –excluída a liturgia da Palavra–; assim como nas Missas massivas e internacionais.

A exortação também alentaria a dar um espaço maior ao canto gregoriano e à música polifônica clássica; à eliminação gradual do uso de canções de origem secular em música ou letra, assim como de instrumentos "inadequados para o uso litúrgico" como o violão elétrico ou a bateria; embora dificilmente os instrumentos sejam mencionados especificamente no documento.

Finalmente, o Papa faria um convite à celebração da Eucaristia com mais decoro e sobriedade litúrgica, excluindo danças e no que for possível, aplausos".