São cada vez mais os jovens americanos que usam um "anel de castidade", como expressão de seu desejo de permanecer virgens até o matrimônio. Conforme informa o diário New York Times, mais de 10 mil jovens se filiaram nos últimos anos ao movimento "O verdadeiro amor sabe esperar".

Segundo a agência Kath.net, este é o caso do Katie McMunn, quem usa o anel desde que fez 14 anos de idade. Ela espera substituir este distintivo por seu anel de matrimônio, e usa o aro como um aviso de sua promessa de manter sua virgindade até esse momento. Com 17 anos de idade, a jovem assegura: "quero me oferecer totalmente a quem será meu marido, a quem ainda não conheço, mas estou convencida de que em algum lugar me está esperando".

Mc Munn é uma dos milhares de jovens que nos últimos anos tem feito o mesmo juramento de castidade, um costume que surpreendentemente está se expandindo cada vez mais entre estudantes, membros de grupos de jovens paroquiais e casais de noivos.

Quem usa o anel e seus promotores estão convencidos de que a abstinência é a maneira mais segura de manter-se saudável.

Segundo Nickolas Pfender, dono de uma joalheria que vende estes anéis, inclusive os mais velhos estão começando a valorizar e considerar seriamente a decisão dos jovens. Natal, o dia de São Valentim (dia dos namorados) ou as formaturas são algumas das ocasiões especiais nas que mais gente os dá de presente.

Alguns pais de família, conhecendo bem a idéia, ofereceram-no de presente a seus filhos. Para Jonathan Wagner, um garoto de 16 anos de Wexford, o anel é "um bom meio para mostrar a outros aquilo que decidimos, e para a gente mesmo é um aviso daquilo pelo que nos esforçamos"

Além disso, adultos e jovens que querem dar uma nova oportunidade decidem usar também o anel como símbolo de um novo começo.

Tiffany Kelly, a nova Miss Massachusetts, candidata a Miss USA, é uma das usuárias. "O anel que uso é o melhor presente de casamento. Significa que valoriza a si mesma, e portanto, dignifica a espera no momento oportuno", indicou.