Enquanto vários meios de comunicação internacionais publicaram recentemente que o Papa Francisco teria dito a um jornalista que nunca quis visitar a Argentina, sua terra natal, o autor da entrevista com o Santo Padre faz uma precisão importante.

O veterano jornalista e médico argentino, Nelson Castro, entrevistou o Papa Francisco para seu livro "A Saúde dos Papas", projeto que tomou cerca de dois anos e meio de trabalho.

O fragmento correspondente à entrevista com o Santo Padre foi publicado pelo jornal argentino La Nación em 27 de fevereiro deste ano.

Ao final da entrevista, Castro perguntou ao Papa "como ele imagina sua morte?" ao que Francisco respondeu que "sendo Papa, seja em exercício ou emérito. Mas em Roma. Eu não vou voltar para a Argentina”.

Em recente entrevista ao jornalista Tito Garabal na Rádio Grote, Nelson Castro afirmou que o Papa Francisco disse que não voltaria à Argentina “para viver os restos dos seus dias caso renunciasse, foi isso que ele disse".

"Ele não disse 'Eu jamais visitarei a Argentina novamente.' Eu perguntei como ele imagina sua morte em Roma e assim por diante, foi aí que ele disse: "Eu não volto à Argentina, mas no sentido que não voltava para morrer lá."

Castro também enfatizou que a entrevista surgiu a pedido do Papa Francisco, que a sugeriu em "duas ocasiões e eu tomei como uma missão, que ele coroou com um compromisso que eu achei incrível, que era falar de forma tão clara, tão direta, tão simples, tão aberta, tão simples e tão humana de sua saúde, sua saúde física e sua saúde psíquica".

Para o jornalista argentino, foi "algo que nunca aconteceu nos 2000 anos de papado e acho que marca não só um marco, mas um legado".

Castro disse que viu no Santo Padre "um homem fisicamente e mentalmente saudável, tem a capacidade de enfrentar uma tarefa de grande magnitude que uma pessoa doente não tem".

Confira: