A Santa Sé informou que o Papa Francisco dirigiu-se nesta quinta-feira, 04, à Basílica de Santa Maria Maior para rezar durante uns momentos diante do ícone de Santa Maria Salus Populi Romani (a Protetora do Povo Romano), como de costume antes de iniciar e após concluir suas viagens internacionais.

“Esta tarde, na véspera de sua partida para o Iraque, o Papa Francisco foi até a Basílica de Santa Maria Maior para um momento de oração diante do ícone da Virgem Salus Populi Romani, confiando sua próxima viagem apostólica à sua proteção”, informa a Sala de Imprensa da Santa Sé através de sua conta oficial no twitter.

Dentro de poucas horas Francisco se tornará o primeiro Papa a viajar ao Iraque e quis entregar as intenções desta importante jornada à Virgem Maria, invocada na Basílica como “Saúde do Povo Romano”, a quem levou um ramo de flores.

Na quinta-feira, o Vaticano também divulgou uma mensagem em vídeo do Papa para o Iraque, na qual ele disse que vija como um peregrino penitente, da paz e da esperança e agradeceu o testemunho cristão desta "Igreja mártir".

O Papa Francisco observou aos iraquianos que deseja "encontrá-los, ver seus rostos, visitar sua terra, um berço antigo e extraordinário da civilização".

"Eu vou como peregrino, como peregrino penitente para implorar ao Senhor por perdão e reconciliação após anos de guerra e terrorismo, para pedir a Deus o conforto dos corações e a cura das feridas", disse o Pontífice.

Confira: