O Arcebispo emérito de Manaus (AM), Dom Sérgio Eduardo Castriani, morreu aos 66 anos na noite de quarta-feira, 3 de março, no hospital Samel, onde estava internado por causa de uma infecção urinária.

Dom Castriani deu entrada no hospital no dia 26 de fevereiro e foi detectada uma infecção urinária. Na mesma noite, sofreu um infarto e o quadro se agravou, sendo necessário transferi-lo para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), onde permaneceu sedado e entubado.

No domingo, 28, devido à paralisação da função renal, precisou fazer hemodiálise. O quadro, porém, se agravou e Dom Castriani faleceu no dia 3 de março, às 19h.

Nesta quarta-feira, a partir das 10h, acontecerá o velório de Dom Sérgio Castriani, em frente à Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Conceição, em Manaus. A Arquidiocese informa que será tomado todo cuidado para evitar aglomeração.

Às 17h será celebrada a Missa de corpo presente na Catedral, com restrição de presença de fiéis. Entretanto, a celebração poderá ser acompanhada através da transmissão pela TV Encontro das Águas, pela Rádio Rio Mar e a Radio Castanho.

O sepultamento do Arcebispo emérito acontecerá também na Catedral Metropolitana.

Em nota de pesar, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) expressou sua solidariedade ao Arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Steiner, aos fiéis, amigos e familiares de Dom Castriani.

“Dom Sérgio marcou sua vida com boas experiências missionárias, assumindo diversos trabalhos no Centro-Sul do Brasil. Esforçou-se muito na organização e animação de diversas pastorais e movimentos”, recordou a presidência da CNBB, ao expressar também o agradecimento ao Arcebispo emérito por “seus serviços prestados à arquidiocese de Manaus, e sobretudo, à CNBB como delegado na Quinta Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e Caribenho, em Aparecida”.

“Firmes na fé, roguemos a Deus pela alma desse nosso irmão, na esperança da ressurreição”. 

Biografia

Dom Sérgio Castriani nasceu em Regente Feijó (SP), em 31 de maio de 1954. Formou-se na Congregação do Espírito Santo, tendo proferido seus primeiros votos religiosos em 2 de fevereiro de 1975. Foi ordenado sacerdote em 9 de dezembro de 1978, em São Paulo.

Como padre, seu primeiro trabalho foi realizado na cidade de Feijó (AC), em 1979, na Diocese de Cruzeiro do Sul. Depois foi diretor da casa de formação dos estudantes de Filosofia de sua congregação religiosa em São Paulo, na Vila Mangalot.

Também foi ecônomo da casa provincial em São Paulo e conselheiro geral de sua congregação, por 6 anos, época em que viveu em Roma, na Casa Generalícia.

Em 1998, o Papa João Paulo II o nomeou Bispo coadjutor para a Prelazia de Tefé (AM), da qual tornou-se Bispo titular no ano 2000.

Foi delegado pela CNBB na Quinta Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e Caribenho, em Aparecida, em maio de 2007.

Também na Conferência dos Bispos, foi por oito anos Presidente da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial; coordenou a Comissão “Comunidades de Comunidade: Uma nova Paróquia, a Conversão pastoral da Paróquia”.

Em 12 de dezembro de 2012, foi nomeado pelo Papa Bento XVI como Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Manaus e empossado no dia 23 de fevereiro de 2013. Quatro meses depois, em 29 de junho, recebeu o pálio das mãos do Papa Francisco, na Basílica de São Pedro.

Por causa das limitações físicas impostas pelo Mal de Parkinson, teve seu pedido de renúncia aceito pelo Papa Francisco no dia 27 de novembro de 2019, tornando-se, assim, Arcebispo emérito de Manaus.

Confira também:

Mais em