“Quando estamos no Oriente Médio, uma das coisas que chama a atenção é a terna piedade, a terna devoção que os cristãos do Oriente Médio geralmente têm pela Virgem Maria”, disse o Pe. Luis Montes, sacerdote com mais de duas décadas de trabalho missionário no Oriente Médio em declarações a ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI. O sacerdote argentino destacou que “o Iraque não é exceção: as pessoas amam muito a Virgem Maria, rezam a ela com grande confiança, recorrem a ela em suas necessidades. Contam-lhe suas coisas, pedindo ajuda, apoio, conforto".

Os cristãos da região falam com Nossa Senhora "como alguém que está presente com eles".

“Muitas igrejas no Iraque têm o nome da Santíssima Virgem Maria. O mês de Maria, maio, é muito importante, muitas pessoas vão às igrejas durante todo o mês”, disse.

O sacerdote, que morou quase uma década no Iraque e atualmente vive no Egito, disse que no Mês de Maria “se fazem orações específicas para cada dia, e o encerramento, no dia 31, com uma grande festa. Isso ocorre em todos os ritos católicos que há no Iraque”.

“Nos lugares onde as procissões são permitidas, como em Nínive, realizam-na com muita devoção quando é a sua festa. Vai muita gente”, indicou.

“No ano passado, devido à pandemia, os movimentos foram limitados e mesmo assim havia gente que se mobilizava em busca de uma forma de participar do Mês de Maria na igreja. Claro que não eram multidões, estava limitado", acrescentou.

Para Pe. Montes, o que os cristãos no Iraque e no Oriente Médio têm "é uma fé muito forte no amor e no poder de Maria Santíssima para ajudar em suas necessidades".

A população católica do Iraque, pertencente a diferentes ritos, é de cerca de 300 mil pessoas, portanto não representa nem 1% dos habitantes do país.

A guerra que o grupo terrorista do Estado Islâmico desencadeou entre 2014 e 2017 deixou dezenas de milhares de mortos no Iraque e mais de cinco milhões de desabrigados. Os extremistas muçulmanos dirigiram seu massacre especialmente contra cristãos, muçulmanos xiitas e yazidis.

O Papa Francisco será o primeiro Pontífice a visitar o Iraque de 5 a 8 de março deste ano. Entre as atividades previstas estarão encontros com as autoridades civis e com os bispos, momentos de oração e homenagem às vítimas das perseguições e assassinatos cometidos pelo grupo terrorista Estado Islâmico e um encontro inter-religioso.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: