Há oitocentos anos, um São Domingos descalço carregou uma imagem da Virgem Maria por Roma, confiando-a a uma nova comunidade de religiosas de clausura, que conservaram o ícone dentro das paredes de seu convento até hoje.

O ícone, conhecido como “Advocata” (advogada ou defensora), pode ser encontrado atualmente em uma pequena capela no monte mais alto de Roma, na igreja de Santa Maria do Rosário, no Monte Mario.

Enquanto Santo Domingo carregava o ícone de madeira de tília na noite de 28 de fevereiro de 1221, dois cardeais delegados pelo Papa Honório III acompanharam o fundador da Ordem dos Pregadores, e 42 religiosas os seguiram em procissão a caminho de seu novo convento.

Em seus 800 anos de história, esta comunidade dominicana romana se mudou apenas duas vezes: uma no século XVI e depois no século XX. As religiosas estão desde 1931 no Monte Mario.

Atualmente, há oito religiosas dominicanas no convento, que participam da Missa dominical atrás de uma grade à esquerda do altar. No mesmo local, está guardado o único ícone mariano, também atrás das grades.

Os visitantes podem venerar o ícone após a celebração da Missa.

Imagem da Advocata atrás das grades da igreja de Santa Maria do Rosário em Monte Mario. Crédito: Paul Badde / ACI Prensa.

O convento esteve fechado ao público desde o início deste ano, depois que todas as religiosas adoeceram com o coronavírus Covid-19, mas abriu novamente depois que se recuperaram.

Mesmo atrás das grades, o ícone tem um olhar penetrante. A imagem data pelo menos do século VII e é venerada há séculos com a tradição de ter sido pintada por São Lucas, o Evangelista.

Religiosas dominicanas no convento de Monte Mario em Roma. Crédito: Paul Badde / ACI Prensa.

Antes de 1221, o ícone havia sido preservado no convento de Santa Maria em Tempulo, próximo à Via Ápia, tendo sobrevivido à iconoclastia de Constantinopla, que destruiu a igreja onde estava originalmente instalado.

A localização do ícone hoje, em um pequeno convento no topo de uma encosta íngreme fora do alcance da maioria dos turistas, fez com que permaneça relativamente desconhecido. Após chegar ao convento, os visitantes podem entrar na igreja passando por duas passagens estreitas.

Paul Badde, autor de "The Face of God: The Rediscovery of the True Face of Jesus" (O rosto de Deus: a redescoberta do verdadeiro rosto de Jesus), um livro sobre a relíquia do manto de Verônica, descreve esse ícone relativamente desconhecido da Advocata como "um reflexo do próprio esconderijo divino".

“Está quase tão oculto como o Todo-Poderoso estava em seus grandes atos salvadores, desde sua 'sombra' da Mãe de Deus até o nascimento de seu Filho em uma cova nos arredores de Belém. Quase todos os outros ícones de Roma são mais conhecidos”, comentou.

Um dos ícones marianos mais visitados é a “Salus Populi Romani”, na Basílica de Santa Maria Maior. O Papa Francisco visita esta imagem antes e depois de cada viagem papal.

O Papa Emérito Bento XVI rezou diante da imagem da Advocata durante uma visita ao convento de Monte Mario em 24 de junho de 2010.

Mais em

Bento XVI reza diante da imagem da Advocata. Crédito: Vatican Media.

Durante a sua visita ao convento, Bento XVI disse às religiosas dominicanas de clausura que “assim como o coração bombeia sangue e mantém vivo todo o corpo, também sua vida oculta com Cristo na oração nos ajuda a sustentar a Igreja”.

Publicado originalmente em CNA. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: