O Núncio Apostólico no Iraque, Dom Mitja Leskovar, testou positivo para o coronavírus Covid-19 a menos de uma semana da viagem apostólica do Papa Francisco ao país. É comum que o Papa, em suas viagens, passe as noites na nunciatura apostólica de cada país, embora ainda não tenha sido dado nenhum detalhe sobre onde Francisco descansará durante a sua visita ao Iraque.

Os núncios apostólicos exercem a função de embaixadores da Santa Sé em cada país. “Os seus sintomas são muito leves e em seu isolamento continua trabalhando na preparação para a viagem apostólica”, afirmou.Pe. Ervin Lengyel, secretário da Nunciatura Apostólica no Iraque, que confirmou através do Twitter, em 28 de fevereiro, que Dom Leskovar "recentemente testou positivo para a Covid-19".

Por causa de sua doença, é provável que o Núncio não possa participar dos eventos da visita apostólica junto com o Papa Francisco. No entanto, isso não afetaria o programa da viagem do Santo Padre.

A viagem do Papa ao Iraque começará na sexta-feira, 5 de março, e terminará no domingo, 7 de março.

Entre as atividades previstas estarão encontros com as autoridades civis e com os bispos, momentos de oração e homenagem às vítimas das perseguições e assassinatos cometidos pelo grupo terrorista Estado Islâmico e um encontro inter-religioso.

Dom Leskovar, de 51 anos, é natural da Eslovênia e foi nomeado Núncio Apostólico no Iraque em maio de 2020 pelo Papa Francisco.

 

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: