A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) informou que sua Assembleia Geral acontecerá entre os dias 12 e 16 de abril, de forma virtual, devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19.

No ano passado, a 58ª Assembleia Geral da CNBB precisou ser adiada também devido à pandemia e acabou não acontecendo em 2020. Assim, no contexto de restrições para evitar a proliferação do coronavírus, a Presidência da CNBB buscou alternativas para a realização do encontro este ano e optou por realizá-lo de forma on-line, por videoconferência.

Em reunião do Conselho Episcopal Pastoral (Consep), no último dia 24 de fevereiro, foram apresentados os temas que estarão na pauta da assembleia e os procedimentos em relação ao debate e às deliberações permitidas pela legislação canônica.

Segundo a CNBB, a comissão de canonistas estabelecida para ajudar na preparação da Assembleia analisou quais temas poderão ser debatidos e aprovados durante o encontro e indicou aos bispos de que não poderão ser feitas votações que impliquem em alteração de texto legislativo, como as modificações referentes à concessão de ministérios às mulheres, a aprovação da tradução da Terceira edição do Missal Romano, o novo estatuto da Conferência e o próprio tema central da Assembleia.

Estes assuntos serão somente debatidos para encaminhamento posterior, assinala a Conferência Episcopal.

Este ano, a Assembleia terá como tema “Casas da Palavra – Animação bíblica da vida e da pastoral nas comunidades eclesiais missionárias” e, como assinala a CNBB, será o primeiro encontro do episcopado com a presença do novo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro, que terá uma audiência on-line com os participantes.

Entre os demais assuntos a serem abordados pelos bispos durante a Assembleia estão a análise de conjuntura, o Ano Vocacional previsto para 2023, os anos temáticos de São José e Família Amoris Laetitia, convocados pelo Papa Francisco, o Colégio Pio Brasileiro, as Comissões, organismos e Regionais, a criação do Regional Leste 3, as Edições CNBB, o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) e a pandemia do novo coronavírus.

Os Prelados também aprovarão mensagens ao Papa Francisco, à Congregação para o Clero e ao povo brasileiro. Além disso, serão apresentados os relatórios do presidente e do econômico.

Ainda no contexto da Assembleia, na manhã do dia 15 de abril haverá um momento de espiritualidade, com o retiro dos bispos, que neste ano será conduzido pelo Arcebispo de Boston (Estados Unidos), Cardeal Seán Patrick O’Malley.

Confira também: