O Papa Francisco nomeou como consultoras da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e das Sociedades de Vida Apostólica as religiosas brasileiras Irmã Maria Inês Vieira Ribeiro e Irmã Márian Ambrósio, ambas tem em comum o fato de terem ocupado a presidência da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB).

De acordo com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a notificação desta nomeação ocorreu no dia 19 de janeiro de 2021, pelo Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin.

Irmã Maria Inês Vieira Ribeiro é religiosa da Congregação Mensageiras do Amor Divino e é presidente da CRB desde 2016. Conforme informa a CNBB, “além de trajetória dentro da CRB, na regional São Paulo e como gestora, foi presidente da União das Superioras Gerais das Congregações Brasileiras de 1994 a 1997 e de 2009 a 2012”.

Por sua vez, Irmã Márian Ambrósio é da Congregação das Irmãs da Divina Providência e foi presidente da CRB de 2007 a 2013. Segundo assinala a CNBB sobre sua biografia, a religiosa cursou pedagogia em Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FAFI), no Paraná; Religião na CRB; e Teologia espiritual na Pontifícia Universidade Gregoriana, na Itália.

Foi diretora do Colégio Santa Rosa de Lima, em Lages (SC), e do Colégio São José, em Rio Negro (PR). Também já foi assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB.

Confira também: