Como é tradição, a Diocese de Roma celebrou a estação quaresmal na Basílica de São João de Latrão no primeiro domingo da Quaresma.

As estações são um rito antigo que convidam os fiéis a parar para meditar sobre a Paixão do Senhor antes de continuar com as tarefas diárias. Tradicionalmente, os romanos paravam todos os dias da Quaresma em frente a uma das igrejas do centro da cidade em memória dos mártires.

Este ano, a Eucaristia foi presidida pelo Bispo Auxiliar de Roma, Dom Paolo Selvadagi, e contou com a participação de alguns representantes das confraternidades da Diocese de Roma devido às medidas sanitárias para evitar contágios da Covid-19.

 

Por sua vez, em 2020, o então Bispo Auxiliar do setor central da Diocese de Roma, Dom Gianrico Ruzza, destacou que os romanos “celebram com alegria a tradição as estações quaresmais que se unem, na memória litúrgica e espiritual, à Igreja diocesana nascente que, desde os primeiros séculos de vida, quis sublinhar a importância do tempo litúrgico preparatório para a Páscoa”.

Da mesma forma, o diretor do escritório litúrgico da Diocese de Roma, Pe. Giusepppe Midili, explicou então que “o percurso das estações quaresmais em Roma expressa o desejo, a vocação e a necessidade de ser peregrinos na cidade onde se vive".

“É um itinerário penitencial que nos ajuda a redescobrir a perspectiva de santidade à qual somos chamados. Paramos nos lugares onde os mártires deram a vida para redescobrir o sentido da nossa existência. Percorremos a vida da cidade de Roma e de cada cidade, e redescobrimos que o lugar onde se desenrola a nossa vida cotidiana foi habitado por santos, mártires…, testemunhas”, acrescentou Pe. Midili.

Quaresma de 2021

Este ano, o Papa Francisco celebrou a primeira das estações quaresmais na Quarta-feira de cinzas, na Basílica de São Pedro no Vaticano e não, como geralmente se celebra, na igreja de Santo Anselmo localizada no monte Aventino romano.

A sede mudou de lugar pois as autoridades italianas pediram para evitar qualquer tipo de aglomerações como prevenção dos contágios da Covid-19. Por este motivo, não pôde ser realizada a tradicional procissão da igreja de Santo Anselmo até a Basílica de Santa Sabina, na colina do Aventino.

Segundo a tradição, em cada estação quaresmal, “os fiéis de Roma param em uma igreja do centro histórico de Roma, onde estão preservadas as memórias dos mártires, onde celebram a Missa que é precedida por uma procissão durante a qual se cantam as ladainhas dos santos”, destacou a Diocese de Roma.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: