A fé, este é o ponto em comum que levou um sacerdote e um pai de família a se unirem para refletir sobre diferentes temas a fim de mostrar o rumo para Deus, resultando no livro “Duas estradas, um só Caminho”.

A obra, de autoria de Padre Renato Andrade, da Diocese de Petrópolis (RJ) e de Astromar Braga, Missionário da Igreja Católica e cofundador da “Missão Mariana Braga”, com sede em Presidente Prudente (SP), foi lançada no final de 2020 pela Angelus Editora e conta com prefácio da cantora e compositora Ziza Fernandes.

Em entrevista à ACI Digital, Pe. Renato contou que a inspiração para este livro surgiu há cerca de dois anos, enquanto participava de um retiro espiritual. “Depois de ouvir tanta coisa, refletir sobre diversos temas, fiquei com uma inquietação no coração. Na última noite do retiro, tomei o telefone e liguei para o ‘Astro’ [Astromar Braga] e perguntei a ele se topava escrever um livro sobre alguns temas. Ele topou. E iniciamos a aventura”, recordou.

Segundo o sacerdote, a sua “ideia era que um leigo casado e um padre, duas estradas, duas vocações, respondessem sobre os mesmos temas”.

Assim, nasceu o livro, como “um diálogo, com toques autobiográficos, entre um pai de família e um padre”. Na obra, “temas muito profundos são tocados” e traz, “ao mesmo tempo, a leveza do testemunho da palavra de Deus na nossa vida”.

Protagonistas de uma amizade de mais de 25 anos, Pe. Renato assinalou que este vínculo com Astromar “ajudou muito o processo” de escrever um livro a quatro mãos. Além disso, garantiu que “foi uma experiência muito enriquecedora, tanto na forma quanto no conteúdo”. “O ‘Astro’ tem um jeito de escrever particular, parece que ao lê-lo estamos ouvindo-o”, comentou.

Na obra, uma série de inquietações existenciais e questionamentos ao longo da vida são colocados em foco, já que a provação diária faz parte da vida de todos.

Assim, indicou Pe. Renato, os autores esperam “que os leitores olhassem na mesma direção que nós”, ou seja, “buscando a direção que vem pela fé”.

“Na estrada de vida de cada um de nós a grande sabedoria é encontrar o Caminho, e se dispor a segui-lo. O papel da fé é descobrir Deus no meio do caos proporcionado pelas dificuldades da vida”, refletiu.

Sobre a “fé”, tema recorrente em tempos de angústias, os autores falam da confiança e da maturidade, como elementos essenciais na vida cristã.

Dessa forma, um dos trechos do livro afirma: “À medida que a fé for amadurecendo, percebo que sei quem é aquele em quem eu creio, o que desejo e o que tenho feito, ou seja, em quem tenho depositado minha confiança. E ela não brota de algo que vejo ou sinto, mas é uma certeza que brota de dentro para fora, e o homem que me tornei, maduro na fé, me leva a não assumir um comportamento de acordo com as circunstâncias externas, mas sim de acordo com o que acredito”.

Recentemente, o livro “Duas estradas, um só Caminho” chegou a fazer parte do ranking de livros mais vendidos da revista VEJA, algo visto pelos autores como “motivo de muita alegria e muita responsabilidade”.

“Primeiro por saber que a evangelização está acontecendo. O nome de Cristo está chegando a muitos lugares... E o segundo motivo é que muitos dos leitores que estão buscando o livro não tem religião nenhuma, ou algum credo”, comentou Pe. Renato Andrade.

O livro pode ser adquirido no site da Editora Angelus, AQUI.

Confira também: