A histórica estátua do Sagrado Coração de Jesus que foi quase destruída há cinco meses por vandalismo, voltou totalmente restaurada à Catedral de São Patrício, em El Paso (Estados Unidos).

Em 11 de fevereiro, a Diocese de El Paso emitiu um comunicado para anunciar que após árduo trabalho de restauração e da generosidade dos fiéis, a estátua cristã do Sagrado Coração de Jesus, que foi vandalizada no ano passado, voltou ao templo que a guarda há quase 90 anos.

“Houve uma grande tristeza quando a estátua do Sagrado Coração da Catedral de São Patrício foi vandalizada no outono passado. A comoção e a tristeza uniram os doadores em todo o país que se sentiram obrigados a rezar e doar. Hoje, a estátua foi restaurada e retorna à Catedral de São Patrício”, disse.

A estátua cristã está na Catedral de São Patrício aproximadamente desde 1917. A paróquia postou em sua conta no Instagram fotos de 1925 a 1930 que demonstram seu valor histórico.

Em 15 de setembro de 2020 às 10h, um homem de cerca de 30 anos identificado como Isaiah Cantrell entrou no santuário da Catedral de São Patrício e decapitou a estátua, que estava localizada atrás do altar principal da igreja. O altar também foi danificado. Durante o ataque, nenhuma Missa estava sendo celebrada, mas o templo estava aberto para a oração.

No dia seguinte, Cantrell foi preso e posteriormente acusado de atos criminosos maliciosos e porte de maconha. Segundo informaram os meios locais naquele momento, Cantrell disse à polícia que destruiu a imagem porque a “cor da pele da estátua não era da cor correta” em uma representação de uma pessoa judia. “Jesus era judeu e, portanto, deveria ter uma cor de pele mais escura”, disse.

Depois do ato de vandalismo, a Diocese expressou dúvidas de que os pedaços quebrados da estátua pudessem ser restaurados, porém, graças ao trabalho dos restauradores e às doações dos fiéis, ela foi reparada.

A estátua do Sagrado Coração de Jesus foi enviada para a empresa de restauração Daprato Rigali Studios, pois seus fundadores, os irmãos imigrantes italianos Daprato, foram os autores da estátua original.

A Diocese de El Paso assinalou que Elizabeth Rigali, diretora de arte e design do Daprato Rigali Studios, disse que foi uma honra consertar a estátua.

Assinalaram que, como parte do processo de restauração, a empresa teve que reforçar a cabeça, corpo e base da estátua. Eles também tiveram que esculpir uma nova mão, braço e rosto.

Estátua do Sagrado Coração de Jesus restaurada. Crédito: Fundação Católica da Diocese de El Paso.

“Muitos membros da comunidade de fiéis olharam para o Sagrado Coração de braços abertos em sinal de boas-vindas, por mais de 100 anos durante alguns dos momentos mais alegres e desafiadores de suas vidas, e a ideia de sua destruição e possível substituição foi difícil de aceitar”, disse a Diocese.

A Fundação Católica da Diocese de El Paso agradeceu as doações dos fiéis de mais de 38 mil dólares e informou que utilizaram o valor para financiar as despesas de restauração e envio da estátua, bem como para reparar os danos ao altar da catedral. Além disso, afirmaram que parte do financiamento também será usado para melhorar o sistema de segurança do templo.

A Fundação Católica da Diocese de El Paso "estende seu sincero apreço a todos os que contribuíram com qualquer valor e rezaram pela restauração e pelo retorno seguro da estátua, especialmente à comunidade e à liderança da Catedral de São Patrício".

“Mais uma vez, a Diocese de El Paso se uniu na fé para superar a dor e os obstáculos a partir de um lugar de compaixão e perdão. Os planos para acolher o Sagrado Coração no seu regresso a casa estão em curso e daremos mais novidades quando as tivermos”, concluiu.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também:

 

Mais em