O Vaticano começará a transmitir por meio de uma web rádio a partir de 12 de fevereiro, por ocasião do 90º aniversário do início da Rádio Vaticano.

O projeto inicial será em italiano, francês, inglês, espanhol, português, alemão e armênio, mas o Dicastério para a Comunicação espera que durante o ano “sejam criados quase 30 horários de programação ao vivo correspondentes a outros tantos idiomas que poderão ser escutados tanto no site da rádio como através do app atual da Rádio Vaticano”.

Rádio Vaticano foi projetada e construída por Guilherme Marconi, a pedido do Papa Pio XI, e tem como missão "informar, levar a esperança do Evangelho e a voz do Papa para todo o mundo".

 

O prefeito do Dicastério para a Comunicação, Paolo Ruffini, disse que “celebramos este marco histórico com gratidão por aquilo que fizeram aqueles que nos precederam e, ao mesmo tempo, olhando para o futuro”.

“O que celebramos, então, é uma história que atravessou praticamente todo o século XX, que resistiu ao fascismo e ao comunismo, que superou a Segunda Guerra Mundial e a Guerra Fria; e é a perspectiva de um futuro missionário fundado na força suave da palavra falada e ouvida”, lembrou Ruffini, que também se referiu ao 25º aniversário do site oficial www.vatican.va e aos 160 anos do jornal L'Osservatore Romano.

O Dicastério para a Comunicação destacou que o Vatican News é composto por funcionários de 69 países que trabalham em redações de 41 idiomas diferentes (albanês, amárico, árabe, armênio, bielo-russo, português brasileiro, búlgaro, tcheco, chinês, croata, ewondo, esperanto, Francês, Hindi, Inglês, Italiano, Kikongo, Kinyarwanda, Kirundi, Kiswahili, Latim, Letão, Lingala, Lituano, Malayalam, Malgaxe, Polonês, Português, Romeno, Russo, Eslovaco, Esloveno, Somali, Espanhol, Tamil, Alemão, Tigrínia, Tshiluba, ucraniano, húngaro e vietnamita).

Por último, Massimiliano Menichetti, de Vatican News, disse que celebram este 90° aniversário no contexto de uma das “maiores provações para toda a humanidade por causa da pandemia da Covid-19”, e acrescentou que “este momento nos questiona e nos desafia ainda mais”.

Da mesma forma, informou-se que o Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, presidirá a Missa no altar da cátedra da Basílica de São Pedro, no dia 12 de fevereiro, por ocasião do 90º aniversário da Rádio Vaticano.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: