A imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima irá visitar países da ex-União Soviética, no Cáucaso, em setembro e outubro de 2021; trata-se da Armênia, da Geórgia e do Azerbaijão.

Em depoimento enviado à Agência Ecclesia, do episcopado português, o Núncio Apostólico na Armênia e na Geórgia, Dom José Bettencourt, ressaltou que será a primeira vez que a imagem da Virgem de Fátima visita esses territórios da ex-União Soviética.

“Os católicos do Cáucaso se alegram pela notícia da visita da Imagem de Nossa Senhora de Fátima à região”, expressou o Arcebispo, de nacionalidade portuguesa.

A imagem passará pelas paróquias e comunidades dos três países e, segundo o Núncio, levará uma mensagem de “reconciliação e paz”.

Assim, irá ao encontro das preocupações do Papa Francisco, o qual declarou em seu discurso ao Corpo Diplomático acreditado na Santa Sé, na segunda-feira, que acompanha “com particular solicitude” a atual situação “no sul do Cáucaso, onde permanecem congelados vários conflitos, alguns reacesos no decurso do ano passado, que ameaçam a estabilidade e a segurança de toda a região”.

Imagem peregrina de Fátima

As imagens peregrinas de Nossa Senhora de Fátima percorrem o mundo todo levando consolo, esperança e fé a tantos cristãos. A imagem número 1 da Virgem Peregrina do Rosário de Fátima foi feita segundo indicações de Irmã Lúcia, oferecida pelo Bispo de Leiria e coroada solenemente pelo Arcebispo de Évora, em 13 de maio de 1947.

A partir dessa data, percorreu, por diversas vezes, o mundo inteiro, levando consigo uma mensagem de paz e amor.

Segundo o site oficial do Santuário de Fátima, o começo dessas peregrinações remete ao ano de 1945, pouco depois do fim da Segunda Guerra Mundial, quando um pároco de Berlim sugeriu que uma imagem de Virgem percorresse as capitais e sedes episcopais da Europa, até a fronteira com a Rússia.

Em abril de 1946, essa ideia foi retomada por um representante de Luxemburgo no Conselho Internacional da Juventude Católica Feminina. No ano seguinte, na data de sua coroação, teve início a primeira peregrinação.

Mais de meio século depois, após percorrer 64 países de vários continentes, a Reitoria do Santuário de Fátima decidiu que aquela imagem só deveria sair novamente por circunstâncias extraordinárias e, em maio de 2000, foi colocada na exposição Fátima Luz e Paz.

Mais tarde, em 8 de dezembro de 2003, solenidade da Imaculada Conceição, a imagem peregrina foi entronizada na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, tendo sido colocada em uma coluna junto ao altar-mor.

Esta imagem voltou a sair do santuário para uma visita às comunidades religiosas contemplativas existentes em Portugal, de 12 de maio de 2014 a 2 de fevereiro de 2015, e depois a todas as dioceses portuguesas, de 13 de maio de 2015 a 13 de maio de 2016.

Por outro lado, a fim de dar resposta aos vários pedidos provenientes de todo o mundo, foram feitas réplicas da primeira Imagem Peregrina, num total de 13, as quais percorrem diversos países.

Confira também: