Por ocasião do Dia pela Vida celebrado na Itália, em 7 de fevereiro, o Papa Francisco encorajou as pessoas a ajudar a sociedade a se recuperar dos "ataques à vida" para proteger todas as etapas da vida.

“Hoje, na Itália, celebra-se o Dia da Vida com o tema 'Liberdade e vida'. Uno-me aos bispos italianos para recordar que a liberdade é o grande dom que Deus nos deu para buscar e realizar o nosso bem e o dos demais, começando pelo bem primário da vida”, disse o Papa.

Neste sentido, o Santo Padre sublinhou que devemos “ajudar nossa sociedade a se recuperar de todos os ataques à vida, para que esteja protegida em cada etapa”.

 

Além disso, o Papa disse estar preocupado com "o inverno demográfico italiano" e acrescentou que "na Itália, os nascimentos diminuíram e o futuro está em perigo".

“Assumamos esta preocupação e procuremos fazer com que termine este inverno demográfico e floresça uma nova primavera de meninos e meninas”, convidou o Santo Padre.

Dia pela Vida 2021

O 43º Dia pela vida nacional na Itália pretende ser “uma oportunidade preciosa para sensibilizar todos sobre o valor da liberdade autêntica, para exercê-la a serviço da vida”.

“Dizer 'sim' à vida é a concretização de uma liberdade que pode mudar a história. Todo homem merece nascer e existir. Todo ser humano tem, desde a concepção, um potencial de bondade e beleza que espera ser expresso e transformado em ato concreto; um potencial único e irrepetível, intransferível. Somente considerando a pessoa como o 'fim último' será possível regenerar o horizonte social e econômico, político e cultural, antropológico, educacional e midiático”, indicou a Conferência Episcopal Italiana (CEI).

Por sua vez, o Arcebispo de Milão, Dom Mario Delpini, nos encorajou a celebrar o Dia da Vida “para cantar nossa alegria de estarmos vivos, nossa gratidão por termos sido gerados, nosso assombro por cada anúncio que revela o sentido da vida” e acrescentou "por isso agradecemos a Deus e aos nossos pais".

Neste sentido, Dom Delpini exortou a renovar o compromisso para “vencer os obstáculos, impedimentos, adversidades que dificultam a vida e a geração de vida: as condições sociais, a mentalidade abortista, o medo da responsabilidade, a intolerância diante do cansaço de viver e cuidar dos irmãos e irmãs que pedem ajuda”.

“Celebremos este Dia para enviar uma mensagem de gratidão às mães e aos pais que oferecem um futuro à sua família e à nossa sociedade com a sua alegria, com a sua generosidade e porque também enfrentam com coragem as provações e as tribulações”, encorajou o Arcebispo de Milão.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: