O Arcebispo de Tegucigalpa (Honduras), Cardeal Oscar Andrés Rodríguez Maradiaga, apresentou resultado positivo para a Covid-19.

Assim informou o Pe. Juan Ángel López, porta-voz da Arquidiocese hondurenha, em diálogo com Suyapa Medios el 4 de febrero.  

O sacerdote, que também sofreu de coronavírus, disse que há poucos dias o cardeal se sentiu mal e por prudência não presidiu a Missa na Basílica de Suyapa e pediu ao Núncio que o substituísse.

Depois de precisar que não tentaram esconder nada, o sacerdote disse que “sabemos do ritmo de trabalho que o Cardeal tem, por isso foi internado por esta doença”. “Se o pastor sofre com a doença das ovelhas, deixa claro que ele sempre esteve próximo do seu povo”.

“Ele sempre continua liderando a Igreja e está em repouso. Não estamos escondendo nada, mas precisavam dos dados completos. Não vamos esconder”, explicou e compartilhou que o Cardeal pediu orações por Honduras e não apenas por ele.

Por sua vez, o diretor de imprensa da Arquidiocese de Tegucigalpa, Pe. Rodolfo Varela, pediu prudência para não desinformar sobre a saúde do Cardeal.

“Sabemos que seu ritmo de trabalho é forte e por isso deve ser bem cuidado”, disse o sacerdote, esclarecendo que o reitor da Basílica de Suyapa, Pe. Carlo Magno Núñez, não tem Covid-19 e está bem de saúde.

“O Cardeal sofre de diabetes e tem 78 anos, mas em geral é saudável e ativo, não fica sentado em um escritório”, acrescentou o Pe. López. “Não se pode brincar com essa doença, o senhor Cardenal se cuidava muito, mas mesmo assim se contagiou. O apelo à população é que se cuidem muito”.

O sacerdote pediu aos fiéis que rezem pela saúde do cardeal Rodríguez Maradiaga.

Em Honduras, os casos de coronavírus ultrapassam 152 mil, com cerca de quase 4 mil mortes.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: