Sob o lema “Together Strong: Life Unites” (Unidos somos fortes: A vida nos une), será realizada nesta sexta-feira, 29 de janeiro, a Marcha Pela Vida, evento que busca defender a vida em todas as suas etapas no país, e que este ano será virtual em função da pandemia da Covid-19.

A Marcha pela Vida é realizada todos os anos como um protesto próximo ou no dia do aniversário do caso Roe vs. Wade, com o qual a Suprema Corte, em 1973, aprovou o aborto legal nos Estados Unidos.

Este ano, a marcha visa “comunicar e educar sobre quais são as necessidades mais urgentes do nosso tempo” em meio à pandemia. Por isso, aposta pela unidade para “construir uma cultura de vida e de amor”, diante do aborto, que “não só divide a mãe de seu filho, os pais e a família, mas, inclusive, divide o amor da cultura”, disse Jeanne Mancini, presidente da Marcha pela Vida, em 10 de setembro de 2020.

Os organizadores da marcha informaram que este ano o evento será realizado virtualmente para prevenir infecções por Covid-19, e será transmitido de Washington D.C., onde apenas uma pequena delegação participará representando as multidões pró-vida que costumam comparecer a cada ano.

Mancini disse que a Marcha pela Vida “está profundamente agradecida pelas incontáveis ​​mulheres, homens e famílias que se sacrificam para vir em grande número todos os anos como testemunhas da vida, e esperamos estar juntos pessoalmente no próximo ano. Já na marcha deste ano, esperamos estar com vocês virtualmente”.

Um representante da Marcha pela Vida disse à CNA - agência em inglês do Grupo ACI - no dia 15 de janeiro, que este grupo de líderes pró-vida levarão umas rosas que deixarão na Suprema Corte, em honra às vidas perdidas pelo aborto. O evento poderá ser acompanhado em inglês pela EWTN.

Além da Marcha, estão sendo realizadas uma série de atividades virtuais como a Vigília Nacional pela Vida, que ocorreu de 28 a 29 de janeiro para rezar pelo fim do aborto no país. Os participantes nas Missas de abertura e encerramento da vigília poderão obter a indulgência plenária.

Antes da Marcha pela Vida, ocorrerá o Rally e a Missa pela Vida; e no final da marcha será realizado o “Virtual Rose Dinner Gala”.

O Rally pela vida incluirá palestras inspiradoras de líderes pró-vida, informações sobre como se manter envolvido no movimento pró-vida durante todo o ano e contará com a participação do cantor e compositor cristão Matthew West. O evento terá início às 12h (hora local) e será transmitido pelo site da Marcha e por suas redes sociais.

No final da Marcha pela Vida, às 19 h (hora local), será realizado o “Virtual Rose Dinner Gala”, um jantar anual pró-vida que este ano será virtual.

O discurso principal será proferido por Tim Tebow, palestrante, atleta profissional, autor do best-seller do NYT e vencedor do Troféu Heisman.

Também estará presente Carl Anderson, Cavaleiro Supremo dos Cavaleiros de Colombo, que "será homenageado com o Prêmio legado Pró-Vida 2021", em reconhecimento a "uma vida profissional excepcional em defesa da dignidade inerente da pessoa não nascida".

Da mesma forma, a Arquidiocese de Washington D.C. convida a participar do Youth Rally, uma manifestação pró-vida dirigida aos jovens que ocorre há mais de 20 anos.

Kathryn Windels, diretora Assuntos da Vida da Arquidiocese de Washington, disse que o tema do Youth Rally será a “apologética pró-vida”.

“Queremos encorajar os jovens a falar sobre seus valores pró-vida com autenticidade e convicção. Também queremos modelar a importância do diálogo respeitoso e civil. Esperamos que a manifestação deste ano anime os estudantes a falar abertamente sobre seus valores pró-vida, de forma que consigam uma coerência no tema”, explicou.

O orador principal do Youth Rally será Josh Brahm, presidente e cofundador do Equal Rights Institute, que ensinará "as melhores práticas para falar sobre os valores pró-vida" e "alguns argumentos filosóficos importantes que considerou mais eficazes em seu trabalho”.

O evento também incluirá apresentações musicais e a oração do Terço pelos alunos. A música será interpretada por artistas católicos como PJ Anderson, Javier Iván Díaz, Sarah Kroger e Out of Darkness, um casal católico.

O Youth Rally começa às 8h (hora local) e, em seguida, às 10h, o Cardeal de Washington D.C, Dom Wilton Gregory, presidirá a Missa pela Vida na Catedral de São Mateus Apóstolo, sede arquidiocesana. Recorda-se que os participantes da Missa virtual poderão lucrar indulgência plenária. Os interessados em participar dos eventos podem clicar AQUI.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também:

Mais em