O presidente da Conferência Episcopal Italiana (CEI), Cardeal Gualtiero Bassetti, advertiu que a pandemia Covid-19 tem provocado várias fraturas no país, entre as quais estão a sanitária, a educativa, a social e as novas pobrezas.

Assim indicou o Purpurado em 26 de janeiro no discurso de abertura do conselho permanente de inverno dos bispos italianos que acontece online.

Em primeiro lugar, o Cardeal Bassetti, que esteve internado no hospital em estado grave devido à Covid-19, destacou que a pandemia provocou uma “fratura sanitária”, mas acrescentou que “hoje, graças à vacinação, existem as condições para que um ato de proteção individual possa se converter em um instrumento de proteção coletiva”.

Além disso, o presidente dos bispos italianos alertou sobre a “fratura educativa” que requer a colaboração de todos, por isso assinalou que o “compromisso educativo requer olhar para o futuro com criatividade e planejamento. Não pensemos de forma abstrata nas crianças, famílias, jovens... Trabalhemos com eles”, pediu.

Em seguida, o Purpurado refletiu sobre a "fratura social" provocada pela "solidão e o isolamento social", que aumenta "as doenças ligadas à angústia mental e ao aumento dos suicídios".

“Os jovens, os idosos, os deficientes, os vulneráveis ​​são as primeiras vítimas dessas doenças da alma. Infelizmente, não há química para remediar essas situações. É necessário desenvolver uma vacina para a saúde mental ou, como o Santo Padre a chamou, uma 'vacina para o coração', cujos pilares sejam princípios verdadeiramente ativos e vitais, como respeito, gratidão, altruísmo, empatia, conhecimento, saber”, afirmou.

Finalmente, o Cardeal Bassetti destacou a "fratura das novas pobrezas" que se destaca pela situação socioeconômica atual da Itália e que é “motivo de preocupação crescente”.

Neste sentido, o presidente do Episcopado Italiano apelou às autoridades para que tomem "medidas eficazes contra o superendividamento de famílias e empresas que, pela primeira vez, caíram na condição de devedores insolventes devido à pandemia" e acrescentou que estas condições dramáticas poderão aumentar a agiotagem e o crime organizado no tecido social.

Crise de Governo na Itália

Atualmente, a Itália está passando por uma crise de Governo que levou o primeiro-ministro Giuseppe Conte a apresentar sua renúncia ao cargo na manhã de 26 de janeiro. O presidente da Itália, Sergio Mattarella, consultará as diferentes forças políticas nos próximos dias e decidirá se formará um novo governo com a maioria atual ou se convocará eleições.

Diante da atual crise de Governo, o Cardeal Bassetti especificou que a Igreja não é a favor de nenhum partido, mas que o que importa para ela “é o bem de cada pessoa e de cada um junto com os outros, ou seja, o que nos importa é a vida das pessoas”, por isso, “acompanham com atenção e preocupação a reviravolta política em andamento, em um cenário já precário pela situação que estamos vivendo”.

“Esperamos que a classe política colabore a serviço dos cidadãos, homens e mulheres, que todos os dias, em toda a Itália, trabalham em um laborioso silêncio e que se chegue a uma solução que leve em conta as múltiplas questões críticas. Como pastores, devemos ser intérpretes e ser a voz das múltiplas fragilidades, para que ninguém fique sozinho. Além disso, os próximos meses serão cruciais para a reconstrução do sistema nacional. Um assunto sobre o qual pretendemos oferecer nossa contribuição”, finalizou.

Publicado originalmente em ACI Stampa.

Confira também: