O Diretor de Comunicações da Diocese de Kisii (Quênia), Pe. Arnold Maronga, chamou os responsáveis ​​pelo atentado à Igreja de Santa Mônica a se arrependerem e pedirem perdão a Deus por sua maldade, depois que os desconhecidos queimaram o altar, o ambão e as vestes litúrgicas.

Pe. Maronga confirmou à ACI África, agência do Grupo ACI, que na noite de 19 de janeiro os culpados, ainda não identificados, invadiram a igreja, que fica no povoado de Otamba.

O padre assinalou que alguns jovens que voltavam de um jogo de futebol perceberam que saía fumaça da igreja, por isso avisaram sobre o ataque.

“A toalha que cobria o altar estava completamente queimada. Os vândalos também retiraram outras vestes da sacristia e as colocaram no ambão antes de queimá-las”, narrou.

Altar após o ataque à Igreja de Santa Mônica no Quênia. Créditos: Pe. Arnold Maronga

Pe. Maronga indicou que a polícia foi notificada sobre o ocorrido e está investigando o caso.

Além disso, assinalou que o incêndio provavelmente é o resultado de "algum tipo de radicalização que está ocorrendo na área, já que também incendiaram igrejas de diferentes denominações".

Na quarta-feira, 20 de janeiro, a Igreja da Comunhão Internacional da Graça e os escritórios pertencentes aos Adventistas do Sétimo Dia também foram incendiados.

Pe. Maronga qualificou os ataques contra as igrejas como "anticristãos" e exortou os responsáveis ​​pelos crimes a se arrependerem.

“A melhor coisa para aqueles que queimaram as igrejas é pedir perdão a Deus e nunca mais repetir tal ato”, disse. “Se possível, deveriam ir à igreja e confessar que são os responsáveis”, acrescentou.

Ambão após o ataque à Igreja de Santa Mônica no Quênia. Créditos: Pe. Arnold Maronga

O sacerdote disse aos fiéis da aldeia de Otamba que, “como cristãos, devemos rezar pelas pessoas que cometem os crimes. Sem oração, não vamos a lugar nenhum”.

“Todas as pessoas, independentemente da religião, devem compreender que esses lugares santos devem ser respeitados”, frisou.

Finalmente, indicou que a Igreja Católica afetada está organizando uma Missa para "limpar a igreja" e assinalou que, para prevenir futuros ataques semelhantes, espera-se que os agentes de segurança e o governo local tenham uma reunião com os líderes religiosos e toda a comunidade de Otamba, em 26 de janeiro.

Publicado originalmente em ACI África. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também:

Mais em