Em meio à pandemia de Covid-19, a Igreja Católica continua saindo ao encontro dos mais necessitados, especialmente dos doentes que sofrem com esta doença causada pelo coronavírus e estão internados nos hospitais, e que pelas medidas de prevenção de contágios, muitas vezes não podem receber a visita dos familiares ou de sacerdotes.

No Peru, há mais de 1 milhão de pessoas infectadas e mais de 39 mil mortes pelo vírus. Atualmente, os leitos das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) a nível nacional estão quase colapsando, devido ao grande número de pessoas que apresentam um quadro clínico grave de Covid-19.

Nesse contexto, a Igreja realiza desde o início da pandemia um trabalho árduo para atender as necessidades básicas dos mais afetados pelos efeitos colaterais da crise e oferecer os insumos médicos necessários para contribuir com o tratamento dos doentes de Covid-19, frente às limitações do sistema de saúde.

Mas, sobretudo, os sacerdotes continuam indo aos hospitais para visitar os enfermos, oferecer-lhes os sacramentos, ouvi-los, rezar por eles e assim ajudá-los na recuperação integral de sua saúde.

Um desses sacerdotes é o Pe. Juan Arturo García Trelles, da paróquia Cristo Rey, da cidade de Piura (Peru), que recentemente visitou o Hospital III José Cayetano Heredia, pertencente ao Seguro Social de Saúde (EsSalud) para fornecer aos pacientes com Covid-19 a Unção dos Enfermos e o apoio espiritual de que necessitavam.

Segundo o site de EsSalud, o padre chegou ao hospital “vestido com um macacão branco, com uma estola roxa no pescoço e protegido com luvas, máscara e máscara facial” e foi recebido com alegria pelos pacientes e funcionários de plantão.

“Com muita fé e esperança, os pacientes da Villa EsSalud Piura que lutam contra o coronavírus receberam o sacramento da unção dos enfermos e as palavras de encorajamento de um sacerdote da paróquia Cristo Rey que os visitou para oferecer apoio espiritual neste momento difícil que estão vivendo”, assinalou EsSalud.

Durante a sua visita, Pe. García aproximou-se do leito de cada um dos doentes para os escutar, rezar com eles e oferecer o Sacramento da Unção dos Enfermos.

“Hoje trouxemos a Unção dos Enfermos aos pacientes da Covid-19 para consolar suas almas. Este sacramento dá paz e tranquilidade a quem o recebe”, disse o pároco segundo EsSalud.

Da mesma forma, o Pe. García "concedeu a sua bênção aos médicos, enfermeiras, psicólogos, pessoal técnico e de limpeza [...], aos quais pediu que se entregassem generosamente no serviço que prestam aos pacientes diagnosticados com coronavírus", acrescentou EsSalud.

Finalmente, Pe. García exortou a população a continuar respeitando as medidas preventivas para evitar novas infecções pelo coronavírus. “Temos que nos cuidar usando a máscara, eu me cuido porque amo os demais, quem não ama os outros não se cuida”, disse o sacerdote, segundo EsSalud.

Durante a crise da pandemia Covid-19 em 2020, o Padre García empreendeu uma cruzada com o pároco da Igreja San Lorenzo Mártir de Cruzeta, Pe. Jorge Luis Olaya, para carregar tanques de oxigênio e doá-los aos pacientes mais pobres de Piura, devido ao custo excessivo deste recurso, disse a Fundação Romero.

Na ocasião, disse: “Estando tão perto da dor e do sofrimento e vendo muitas pessoas morrerem todos os dias, decidimos fazer longas filas para carregar tanques de oxigênio e doá-los aos mais necessitados. Somos servos inúteis e nos ordenamos sacerdotes para servir”.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: