O Vaticano comunicou que na manhã desta quarta-feira, 20 de janeiro, administrou a vacina contra a Covid-19 a 25 pessoas sem-teto abrigadas pela Esmolaria Apostólica.

“Esta manhã, no átrio da Sala Paulo VI - enquanto continua o plano de vacinação do Estado da Cidade do Vaticano - foi administrada a primeira dose da vacina contra a Covid-19 a um grupo de 25 pessoas sem-teto, alojadas em forma estável nas estruturas de residência e assistência da Esmolaria Apostólica. Nos próximos dias, outros grupos serão vacinados”, afirma o comunicado divulgado pelo diretor da Sala de Imprensa do Vaticano, Matteo Bruni.

No dia 13 de janeiro, o Estado da Cidade do Vaticano iniciou a campanha de vacinação contra a Covid-19, que está sendo realizada no átrio da Sala Paulo VI.

A campanha de vacinação está sendo realizada seguindo "os critérios de seleção das categorias mais expostas ao contágio", por isso "a prioridade será dada ao pessoal da saúde e segurança pública, aos idosos e ao pessoal em contato mais frequente com o público”, segundo informações de outro comunicado de imprensa divulgado em 2 de janeiro.

O Papa Francisco e o Papa Emérito Bento XVI também já foram vacinados, como o próprio Matteo Bruni confirmou em 14 de janeiro.

Segundo explicou o chefe do serviço de saúde do Vaticano, Dr. Andrea Arcangeli, a vacina escolhida pelas autoridades vaticanas é "a fabricada pela empresa farmacêutica Pfizer, a primeira a ser introduzida no uso clínico, que se mostrou 95% eficaz",

Da mesma forma, o Papa Francisco, em uma entrevista recente, encorajou a vacinação e condenou o "negacionismo suicida".

“Acredito que eticamente todos devem tomar a vacina. Porque está em risco a sua saúde, a sua vida, mas também a vida dos outros”, advertiu o Papa.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: