Montserrat Medina é uma jovem espanhola de Valência (Espanha) que aos 34 anos e no auge de sua carreira como executiva da Deloitte e fundadora de uma startup de sucesso no Vale do Silício, deixou tudo para continuar seu caminho como “Serva de Deus” em um convento de clausura.

Montse é considerada uma profissional bem-sucedida: ela tem dois mestrados e recebeu uma bolsa para um doutorado em engenharia matemática e computacional na Universidade de Stanford. Além disso, fundou uma startup de marketing digital de sucesso chamada “Jetlore” no Vale do Silício, e era sócia e diretora da Área de Análise Avançada e Inteligência Artificial na Deloitte.

Agora, em poucos meses completará o período de “aspirantado” para ingressar na comunidade de vida consagrada da Ordem das Agostinianas Contemplativas no Mosteiro de Santa Ana, localizado no povoado de Sant Mateu, Castellón.

O Mosteiro de Santa Ana dedica-se à vida contemplativa, atividade que só foi interrompida na Guerra Civil Espanhola de 1936, quando a comunidade foi expulsa do convento pelas milícias da CNT, do lado republicano.

As religiosas levam um estilo de vida modesto de oração e trabalho. Além das orações diárias e da vida comunitária, as religiosas se sustentam preparando massas artesanais, salgados, folhados e outros alimentos que são vendidos em sua loja online “O Forno das Freiras”.

Durante um ano, Montse esteve visitando este convento para fazer exercícios espirituais e, eventualmente, ficar com a comunidade de 13 religiosas por períodos de 8 a 10 dias, explicou a Irmã Asunción ao jornal El Español. Em abril deste ano, a jovem concluirá o período de Aspirante “e depois terá que decidir se quer entrar, porque este é um convento de clausura total”, acrescentou.

A notícia de sua renúncia à Deloitte veio de forma inesperada "antes do Natal". A prestigiosa consultora a contratou em 2018 pelo seu enorme potencial e lhe concedeu cargos de responsabilidade que Montse assumiu com excelência até dezembro de 2020, ao mesmo tempo em que se preparava no mosteiro.

Para a Irmã Asunción, “Montse recebeu um forte chamado do Senhor e quer deixar tudo para trás”. “Não a conhecíamos, parece que Montse estava olhando os conventos pela internet, analisando as regras de convivência e o carisma da congregação e escolheu o Mosteiro de San Mateo: foi uma coisa de Deus”, disse a religiosa.

Segundo recorda a religiosa, Montse chegou ao convento pela primeira vez em abril de 2020 para um retiro espiritual. Contou que entrar em Castellón foi complicado para ela, já que a polícia a deteve devido "às restrições de mobilidade da pandemia do coronavírus".

No meio de tudo isso, Montse conseguiu ir para a cidade e ficar no convento por uma semana. “Todos os dias rezava através da grade e depois participava de uma experiência com toda a nossa comunidade”, disse a Irmã Asunción. A partir desse momento, entrou no aspirantado.

Para Irmã Asunción, esse tipo de caso não é estranho, porque em outras partes do país há outras mulheres com uma carreira profissional consolidada que decidiram deixar tudo para entrar em seu convento. “Há uma professora de Educação Especial que deixou o emprego em Valência e uma bióloga”, disse.

Porém, o caso de Montse chama a atenção das pessoas, pois questiona radicalmente o conceito de sucesso contemporâneo. Além de suas várias realizações acadêmicas, Montse fundou a Jetlore em San Mateo, Califórnia, em 2011, e a partir daí, junto com seu sócio Eldar Sadikov, criaram conteúdos personalizados para clientes exclusivos como eBay, Inditex ou LG.

Sua startup foi tão bem-sucedida que até a PayPal, gigante norte-americano de pagamentos pela internet, se ofereceu para comprá-la. Em meio a esse contexto de sucesso, Montse conseguiu ser um "modelo no mundo dos negócios", por isso participou de conferências, mesas redondas e entrevistas para falar sobre inteligência artificial, marketing eletrônico, big data etc.

Em uma entrevista de 2016, em um canal do YouTube, o mexicano Alex Cormani perguntou onde se via em cinco anos. Naquela ocasião, disse que talvez entraria em uma empresa onde pudesse contribuir, mas também afirmou com muita sinceridade que “nunca se sabe onde vai estar em cinco anos. É um período de tempo muito longo”.

Em 2017, sua empresa ficou em 12º lugar por ser uma das startups de crescimento mais rápido no Vale do Silício. Além disso, Montse alcançou fama mundial ao receber a Medalha de Bronze dos Stevie Awards for Women in Business, prêmio internacional para empreendedoras e executivas.

Em 2018, juntou-se à empresa internacional Deloitte como sócia e, em 2019, a conceituada Revista Business Insider incluiu o seu nome na lista de 21 jovens espanhóis com menos de 35 anos que revolucionavam o mundo das 'startups'.

Apesar de triunfar e alcançar o "sucesso" do mundo, Montserrat sentia um profundo vazio que não conseguia preencher nem nas comunidades católicas nem no serviço voluntário aos necessitados. Ela encontrou a paz no coração quando decidiu oferecer sua vida inteira a Deus como religiosa contemplativa, como disse em sua carta de despedida.

Irmã Asunción sabe que será difícil para Montserrat se adaptar à vida monástica, mas tem certeza de que isso é possível. “Compreendo que vai custar muito para ela pois entre a sua vida e isso há muitas mudanças. Ela pôde se permitir todos os caprichos, estudou na universidade e viajou muito. Vai lhe custar mais, mas por amor a Deus se faz tudo”, disse.

Hoje Montse está com sua família em Valência, porque “queria passar um tempo com eles antes de vir ao convento”, disse. Explicou que como "já viajou muito pelo Japão e pelos Estados Unidos e esteve morando em Madri", esteve longe de sua família e agora quer "cuidar da mãe e se despedir dos seus irmãos. Ela é uma menina muito simpática e quer se dedicar ao Senhor”, acrescentou.

Em uma breve entrevista que Montserrat concedeu ao El Español, disse que por enquanto “é importante que eu desapareça para que Deus trabalhe diretamente nos corações. O testemunho que escrevi contém tudo o que o Senhor deseja que eu compartilhe até o momento. Todos vocês estão em minhas orações para que Deus continue trabalhando em vocês. Que Deus te abençoe".

Mais em

Antes de deixar a vida pública, a jovem mudou sua descrição no LinkedIn para “Serva de Deus” e deixou uma carta na qual explica o motivo de sua decisão e se despede de seus amigos.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: