O Papa Francisco expressou o seu pesar pelo falecimento do Arcebispo Emérito do Rio de Janeiro, Cardeal Eusébio Oscar Scheid, que morreu na quarta-feira, 13 de janeiro, após uma luta contra a Covid-19 e uma forte pneumonia.

A mensagem foi enviada ao Arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, e nela o Pontífice afirma que recebeu “com profundo pesar a notícia do falecimento” de Dom Eusébio Scheid.

O Santo Padre também assegurou “neste momento de luto” a sua “solidariedade orante” com todos os fiéis que encontraram no Cardeal Scheid “um zeloso pastor”.

“Seu lema episcopal, ‘Deus é bom’, recordava-nos a bondade de Deus com a sua Igreja, sendo esta recordação verdadeiramente consoladora quando fazemos memória do querido Dom Eusébio que com tanto denodo serviu o povo de Deus, tendo sido o primeiro Bispo de São José dos Campos e pastoreado com igual esmero a Arquidiocese de Florianópolis e a Sé Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro”, expressou o Pontífice.

Por fim, o Papa Francisco agradeceu “ao Altíssimo por ter dado à Igreja do Brasil tão generoso pastor”, bem como elevou “fervorosas preces para que o acolha na sua felicidade eterna e console pela esperança na ressurreição a todos quantos lamentam a perda do seu amado pastor”.

O Cardeal Eusébio Scheid faleceu no dia 13 de janeiro, aos 88 anos, após alguns dias internado no Hospital São Francisco, em Jacareí.

Por causa da Covid-19, não houve velório. O Purpurado foi enterrado na Catedral de São Dimas, em São José dos Campos.

Confira também: