Por ocasião da celebração do Dia Mundial da Infância Missionária, o Papa Francisco exortou as crianças do mundo a "serem alegres testemunhas de Jesus".

Ao finalizar a oração do Ângelus desta quarta-feira, 6 de janeiro, o Santo Padre disse que na Solenidade da Epifania “se celebra o Dia Mundial da Infância Missionária, na qual participam muitas crianças e jovens de todo o mundo”.

“Agradeço a cada um deles e os encorajo a serem alegres testemunhas de Jesus, procurando sempre levar a fraternidade entre os seus companheiros”, disse o Papa.

O Dia Mundial da Infância Missionária é uma iniciativa promovida pelas Pontifícias Obras Missionárias em que “se recorda como as crianças e os jovens de todo o mundo fazem parte de uma única família, o povo de Deus, que caminha junto com o compromisso de anunciar Cristo e torná-lo conhecido por aqueles que nunca ouviram falar dele”.

A secretária internacional das Pontifícias Obras Missionárias para a Infância Missionária, Irmã Roberta Tremarelli, explicou em um comunicado que o tema do Dia Mundial da Infância Missionária de 2021 é "o testemunho".

“Sejam minhas testemunhas é o convite que Jesus dirige aos seus discípulos, ou seja, a todos os batizados, independentemente da idade. As crianças e os jovens envolvidos nas atividades da infância missionária ao longo do ano estão comprometidos a ter um coração aberto ao amor de Deus e às necessidades dos outros”, disse Ir. Tremarelli.

Trata-se de crianças e jovens que são “discípulos missionários que evangelizam com oração e testemunho em casa, na escola e nos ambientes que compartilham com seus companheiros”, acrescentou.

Este ano, devido à pandemia do coronavírus, Irmã Roberta Tremarelli explicou que em muitos casos não foi possível realizar os encontros habituais em paróquias e grupos, mas que graças às redes sociais foi possível “ampliar a participação” e encontrar “mais pessoas” apesar de ser virtualmente.

Por último, a religiosa sublinhou que “o primeiro lugar onde as crianças são testemunhas é justamente na família” e acrescentou que é “um testemunho recíproco: os pais testemunham a sua fé aos filhos e ao mesmo tempo os filhos e os jovens testemunham aos pais o compromisso de pensar nos outros, aqueles que vão para além da própria família, para além da sua vizinhança, para além da próprio país”.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Natalia Zimbrão.

Confira também: