Pelo menos 100 pessoas foram mortas em 2 de janeiro, em ataque terrorista em dois povoados africanos no Níger, perto da fronteira com Mali e Burkina Faso.

No sábado, em plena luz do dia, um grupo terrorista atacou os povoados de Tchoma Bangou, onde pelo menos 70 pessoas perderam a vida, e Zaroumadareye, com um total de 30 mortos.

O prefeito de Tondikiwindi, que administra ambos os povoados, Almou Hassane, disse à AFP que o ataque foi realizado por "terroristas que chegaram em cerca de 100 motocicletas".

Os terroristas se dividiram em duas colunas para realizar o ataque simultaneamente nas duas aldeias, separadas por sete quilômetros de distância, e deixaram 75 feridos, que foram encaminhados para hospitais próximos na capital do país, Niamey, e em Ouallam.

A mídia internacional considera que o ataque está relacionado aos resultados do primeiro turno das eleições presidenciais, que favoreceu o candidato do partido no poder e ex-ministro do Interior, Mohamed Bazoum, que prometeu fortalecer o combate aos grupos jihadistas.

O Níger tem sido alvo de ataques contínuos de terroristas relacionados a Al Qaeda e ao Estado Islâmico perto de suas fronteiras com Mali e Burkina Faso, como parte de uma crise que envolve toda a região do Sahel na África Ocidental.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Natalia Zimbrão.

Confira também: