O Bispo auxiliar de Owerri (Nigéria), Dom Moses Chikwe, foi libertado de um sequestro que durou cinco dias.

A Arquidiocese, que está localizada no sudeste da Nigéria, anunciou em uma postagem nas redes sociais no final de 1º de janeiro que Dom Chikwe e seu motorista, Ndubuisi Robert, foram libertados por seus sequestradores “ilesos e sem nenhum resgate pago".

“Mais detalhes em breve. A Deus seja a glória”, continuou o anúncio. A publicação foi acompanhada por uma foto, com as palavras “bem-vindo de volta nosso querido Bispo, Deus ouviu as orações do seu povo”.

Dom Chikwe foi sequestrado por homens armados não identificados na noite de domingo, 27 de dezembro, em Owerri, capital do estado de Imo, no sudeste da Nigéria.

O site do jornal nigeriano The Sun informou que o bispo havia sido sequestrado "junto com seu motorista em seu carro oficial" e que o veículo "foi então devolvido à rotatória de Assumpta, enquanto os ocupantes teriam sido levados para um destino desconhecido”.

Os bispos da Nigéria pediram orações pela segurança e libertação de Dom Chikwe, de 53 anos. Os católicos do sul da Califórnia (Estados Unidos) também rezaram pelo retorno seguro do bispo. Dom Chikwe serviu por vários anos como sacerdote na Diocese de San Diego, antes de retornar ao seu país.

O Bispo Auxiliar nigeriano foi ordenado sacerdote em 6 de julho de 1996 na Nigéria, após o qual concluiu seu mestrado em administração educacional na Loyola Marymount University, em Los Angeles, e seu doutorado em educação na Universidade da Califórnia. Chikwe serviu por seis anos como sacerdote na Catedral de San José, no centro de San Diego, e como capelão no Hospital de Veteranso em La Jolla; também costumava celebrar a Missa na paróquia de São Marcos, em San Marcos, Califórnia.

Regressou para sua diocese natal, onde se tornou diretor de educação e foi ordenado bispo auxiliar em 12 de dezembro de 2019.

Em um comunicado de 29 de dezembro, o Arcebispo de Owerri, Dom Anthony Obinna, exortou "todos os fiéis de Cristo e pessoas de boa vontade" a ignorar os relatos de que os sequestradores tinha matado Dom Chicwe. “Esta informação não está confirmada, é enganosa e não provém da Arquidiocese Católica de Owerri”, acrescentou.

O sequestro de Dom Chikwe é o mais recente de uma série de sequestros que tiveram como alvo o clero na Nigéria, mas os sequestros anteriores envolveram sacerdotes e seminaristas, não bispos.

No início deste mês, o Departamento de Estado dos Estados Unidos incluiu a Nigéria entre os piores países em termos de liberdade religiosa e descreveu a nação da África Ocidental como um "país de especial preocupação (PCCh)". Esta é uma designação formal reservada às nações onde ocorrem as piores violações da liberdade religiosa, sendo os outros países China, Coreia do Norte e Arábia Saudita.

Publicado originalmente em CNA. Traduzido e adaptado por Natalia Zimbrão.

Confira também: