Perto do início de 2021, ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, lança um olhar sobre o ano que nos deixa e apresenta a lista dos personagens mais emblemáticos deste 2020 marcado pela pandemia COVID-19.

1. Carlo Acutis

O nome deste adolescente italiano que morreu em 2006 circulou nas redes sociais este ano devido à sua beatificação em 10 de outubro. Seu testemunho de vida despertou grande interesse em todo o mundo, especialmente entre os jovens católicos.

Carlo nasceu em 3 de maio de 1991, em Londres (Inglaterra), onde seus pais, Andrea Acutis e Antonia Salzano, ambos italianos, trabalhavam. Meses depois de seu nascimento, seus pais decidiram retornar à Itália e se estabelecer com ele em Milão.

O jovem é conhecido como o “ciberapóstolo da Eucaristia” e é o primeiro millenials a ser reconhecido oficialmente como “beato”.

Dedicou sua curta vida à promoção da adoração eucarística, para a qual construiu um site dedicado a recolher testemunhos sobre os milagres eucarísticos. Na verdade, é conhecido por ter realizado uma exposição sobre esses milagres, que já percorreu vários lugares ao redor do mundo.

2. Papa Francisco

Apesar da pandemia, o Santo Padre continuou zelando pela vida de fé dos fiéis em 2020. Em 27 de março, o Papa Francisco deu a bênção Urbi et Orbi, a Roma e ao mundo, pelo fim do coronavírus.

No início de dezembro, o Pontífice convocou o Ano de São José para comemorar os 150 anos do decreto Quemadmodum Deus, com o qual o beato Pio IX declarou São José Padroeiro da Igreja universal.

E poucas semanas depois, no dia 27 do mesmo mês, anunciou que o Vaticano inaugurará um Ano da Família, no quinto aniversário da exortação apostólica pós-sinodal Amoris laetitia.

3. Cardeal George Pell

Depois de uma terrível experiência que começou há quase quatro anos, e depois de mais de 13 meses na prisão, o Cardeal George Pell foi libertado graças ao Supremo Tribunal australiano que anulou uma condenação de um tribunal inferior por suposto abuso sexual.

“O Supremo Tribunal determinou que o júri, agindo racionalmente sobre a totalidade das provas, deveria ter tido dúvidas sobre a culpabilidade do solicitante em relação a cada um dos crimes pelos quais foi condenado, e ordenou que as condenações sejam anuladas e que, em seu lugar, sejam proferidas sentenças de absolvição”, disse o tribunal em um resumo da sentença de 7 de abril.

Após sua libertação, o Cardeal publicou uma declaração na qual agradecia a seus amigos e familiares por seu apoio e orações; e na qual especificou que não guarda rancor contra seu acusador.

“Eu não tenho nenhum rancor contra meu acusador. Não quero que minha absolvição intensifique a dor ou amargura que muitos sentem. Certamente há o suficiente disso”, disse.

4. Eduardo Verástegui

O ator e produtor mexicano Eduardo Verástegui iniciou no dia 13 de maio a oração diária do Terço pelo fim da pandemia, que ao longo de sete meses reuniu milhões em oração por meio de transmissões ao vivo em suas redes sociais.

De acordo com os números, mais de 100 milhões de terços foram rezados nos dias convocados pelo produtor mexicano neste tempo de pandemia de coronavírus COVID-19.

Mais em

Além disso, Verástegui deu continuidade ao seu apoio à defesa da vida, com sua participação na Marcha pela Vida Digital no México, e sua luta contra o tráfico de pessoas, tema central de seu novo filme, “Sound of Freedom” (Som da Liberdade, em tradução livre ao português).

5. Padre Omar Sánchez Portillo

Pe. Omar é diretor da Casa da Associação das Bem-aventuranças, localizada em Lurín (Peru). Este local acolhe bebês, crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos que tenham sido declarados abandonados ou em processo de investigação tutelar, portadores de doenças físicas, psiquiátricas e/ou necessidades educacionais especiais.

Neste 2020, graças às doações e apoio de voluntários da casa, já distribuiu mais de 143 mil cestas básicas para os mais necessitados devido à pandemia de COVID-19 e prestou ajuda aos portadores de coronavírus, que devido à baixa renda, não tinham acesso a cilindros de oxigênio médicos.

Além disso, conseguiu 180 mil dólares para a compra de uma estação de oxigênio para os mais necessitados, inaugurada no dia 5 de novembro.

6. Fatima Arzoo Raja

Fatima é uma menina católica de 13 anos do Paquistão que foi sequestrada em 13 de outubro por Ali Azhar, um muçulmano de 44 anos vizinho da família Raja. A menina foi forçada a se converter ao Islã, se casar e viver com seu sequestrador.

O Superior Tribunal de Justiça prendeu o criminoso e ordenou que Arzoo vivesse temporariamente em uma casa de acolhida dos serviços sociais do governo, até que ela decida se mudar, em vez de voltar imediatamente para sua família.

O Arcebispo de Karachi, Cardeal Joseph Coutts, exigiu medidas severas para evitar que esses ataques "cada vez mais frequentes", como sequestros, conversões ao Islã e casamentos forçados de meninas pertencentes a minorias religiosas no Paquistão, continuem ocorrendo.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: