Para viver com fervor o Ano de São José convocado pelo Papa Francisco, Dom Rogelio Cabrera López, Arcebispo de Monterrey e presidente da Conferência do Episcopado Mexicano, deu uma série de conselhos para viver este tempo com verdadeiro fervor.

Em uma videochamada transmitida no dia 27 de dezembro, na festa da Sagrada Família, Dom Cabrera López destacou que esta celebração é “aquela que nos convida a fortalecer de maneira especial os laços de proximidade e de amor entre todos”.

“É grande o testemunho de fortaleza e perseverança, entre muitas outras virtudes, que a Sagrada Família nos dá, motivando-nos a não desanimar em nenhum momento”, disse, e nos encorajou a fazer uma oração popular para encomendar “o peregrinar de nossas famílias”: "Jesus, Maria e José, dou-vos o meu coração e a minha alma".

Ao celebrar o Ano de São José de 8 de dezembro de 2020 a 8 de dezembro de 2021, o Presidente da CEM aconselhou os fiéis a “viver e fortalecer”, a “acolher e animar quem procura um amanhã melhor”, assim como a “fortalecer o papel do pai de família em todas as suas dimensões”.

O Prelado mexicano também encorajou “a ter uma vivência pessoal e comunitária da devoção a São José” e a “dispor-nos para ser instrumentos de encorajamento em tempos de dificuldade”.

O Arcebispo de Monterrey destacou que “a figura de São José, o homem sempre respeitoso, nos ajudará a trabalhar pela integridade, liberdade e vida daqueles que estão ao nosso lado”.

Dom Cabrera López também incentivou os esforços para "cuidar dos migrantes, já que São José é um santo padroeiro especial para todos aqueles que têm que deixar suas terras por causa da guerra, ódio, perseguição e miséria".

O próprio São José, continuou, "cuidando de Jesus e de Maria teve que empreender sua própria aventura no Egito com coragem criativa".

O Presidente da CEM aconselhou também os fiéis a que “na medida das suas possibilidades procurem ter em cada casa e em cada templo a imagem bendita de São José para pedir a sua proteção e ajuda constante”.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: