O Papa Francisco destacou que muitos presépios “realizam uma catequese de fé ao povo de Deus”. Foi o que indicou neste domingo, 20 de dezembro, após a oração do Ângelus perante os fiéis reunidos na Praça de São Pedro, no Vaticano.

O Santo Padre lembrou que este ano a exposição “100 presépios no Vaticano” se realiza sob a colunata que circunda a Praça de São Pedro e destacou que “são muitos os presépios que realizam uma catequese de fé ao povo de Deus”.

Por isso, o Papa convidou a visitar os presépios sob a colunata “para entender como as pessoas procuram mostrar com a arte como Jesus nasceu” e acrescentou que os presépios que estão sob a colunata são “uma grande catequese da nossa fé”.

A iniciativa "100 presépios no Vaticano" é organizada pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização e será possível visitar a exposição gratuitamente de 10h às 20h, até o próximo dia 10 de janeiro.

O presidente deste Pontifício Conselho, Dom Rino Fisichella, disse anteriormente à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, que a exposição "100 presépios no Vaticano" quer ser "um sinal de esperança" neste Natal.

Nesse sentido, Dom Fisichella descreveu que “o presépio nos conta a história de Deus que se faz um de nós porque nos ama e isso nos dá a certeza de seguir em frente e olhar para o futuro com maior serenidade”.

“O presépio indica esperança porque nos mostra que Deus vem em nosso meio para dar sentido à nossa vida”, afirmou o presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização.

Por fim, Dom Fisichella disse à ACI Prensa que ter colocado os presépios sob a colunata de Bernini “destaca a beleza da obra de arte que se combina com a simplicidade dos presépios que são também expressão da arte popular, da arte que encontra na fantasia a capacidade de se deixar provocar pela beleza do mistério de Deus”.

“Não esqueçamos que a colunata de Bernini também quer representar um grande abraço e ter realizado aqui a exposição de presépios significa continuar o abraço, a solidariedade, o amor e a proximidade que Deus tem pelos homens”, concluiu o arcebispo.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: