O Papa Francisco nomeou os novos cardeais criados este ano como membros dos dicastérios da Cúria Romana.

Em primeiro lugar, o Santo Padre nomeou o Cardeal Celestino Aós Braco, Arcebispo de Santiago do Chile, para a Pontifícia Comissão para a América Latina.

Além disso, o prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, Cardeal Marcello Semeraro, será membro da Congregação para as Igrejas Orientais e do Dicastério para a Comunicação.

Por sua vez, na Congregação para os Bispos será membro o Cardeal Augusto Paolo Lojudice, Arcebispo de Siena-Colle di Val d'Elsa-Montalcino (Itália).

Da mesma forma, na Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, fará parte o Cardeal Mauro Gambetti, custódio do Sagrado Convento de Assis.

Na Congregação para o Clero serão membros os cardeais: José F. Advincula, Arcebispo de Capiz (Filipinas); e Cornelius Sim, Vigário Apostólico de Brunei.

Por sua vez, no Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, fará parte o Cardeal Wilton Daniel Gregory, Arcebispo de Washington (Estados Unidos).

Na Congregação para a Evangelização dos Povos será membro o Cardeal Antoine Kambanda, Arcebispo de Kigali (Ruanda); e o Cardeal Mario Grech, Secretário-Geral do Sínodo dos Bispos, será membro do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: