O Diretor do Banco de Alimentos de Bogotá (Colômbia), Pe. Daniel Saldarriaga, incentivou a ajudar os mais necessitados aderindo à campanha "Navidar" e lembrou que há uma vacina contra a fome.

O Banco de Alimentos de Bogotá é uma fundação totalmente autossustentável que nasceu em 2001, com o objetivo de responder ao apelo que São João Paulo II fez na carta apostólica Novo millenio ineunte: uma obra baseada na generosidade que beneficia as pessoas mais vulneráveis ​​na capital colombiana.

Este ano, a fundação lançou sua campanha “Navidar” para arrecadar doações e apoiar 50 mil famílias carentes em Bogotá e outras cidades da Colômbia, com caixas de alimentos.

“Façamos possível que neste Natal a nossa alegria seja ter sido generosos”, indicou o Pe. Saldarriaga em um vídeo.

O sacerdote indicou à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, que esta campanha visa que mais empresas e pessoas se juntem ao trabalho que o Banco de Alimentos está realizando com as famílias mais necessitadas, especialmente neste ano marcado pelas inundações, furacões e a COVID-19.

“Queremos chegar a essas famílias que mais precisam, através das paróquias e das organizações que estão ligadas a nós, para que, com fraternidade e justiça, o nosso apoio as ajude a ter melhores dias de Natal”, acrescentou.

Pe. Saldarriaga destacou que, embora nos últimos dois séculos tenham ocorrido várias pandemias globais como a febre espanhola, a AIDS ou a COVID-19, existe uma “mais antiga ainda, que é a fome”.

O sacerdote destacou que hoje muitas pessoas morrem de fome no mundo “e o triste é que para a fome já existe uma vacina, é a comida, é a generosidade do povo”.

“O Papa advertia que devemos deixar que esta generosidade da que podemos ser capazes nos permita viver um tempo diferente, porque no mundo, a generosidade moveu muitas pessoas e nós vivemos isso”, acrescentou.

Pe. Saldarriaga destacou que em 2020, apesar de todos os desastres que o país viveu, as doações dobraram, passando de 14 mil toneladas de produtos para 28 mil em um único ano.

Da mesma forma, o sacerdote lembrou que “uma criança que não come é uma criança que não cresce e não se desenvolve” e destacou que atualmente existem muitos “idosos que não têm condições de atender às suas necessidades básicas”.

“O Papa Francisco adverte que vemos muitos dos nossos adultos mais velhos como parte dos dejetos que existe no universo e precisamos reconhecer que temos que vê-los e ajudá-los”, indicou.

Pe. Saldarriaga incentivou a ser “uma ponte entre a escassez e a abundância, porque o mundo passa fome” e destacou que “um terço do que o mundo produz hoje se perde”.

“Não estamos suficientemente conscientes, nem suficientemente preocupados com o fenômeno da epidemia da fome que está afetando pessoas frágeis e fracas em tantos cantos da terra”, destacou.

Por último, encorajou a participação na campanha "Navidar" para responder ao apelo do Santo Padre de "gerar oportunidades de esperança" e lembrou que é necessário continuar cuidando de si mesmo para evitar as infecções pela COVID-19.

Os fiéis interessados ​​em apoiar o Banco de Alimentos de Bogotá podem doar através de seu site ou entrar em contato com eles por meio de suas redes sociais.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também:

Mais em