O Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, teve alta do hospital Gemelli após passar por uma intervenção cirúrgica há poucos dias.

Segundo o diretor da sala de imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, o Cardeal Parolin teve alta do hospital no dia 14 de dezembro "e voltou ao Vaticano, onde reassumirá suas funções".

O Cardeal Pietro Parolin foi hospitalizado, em 8 de dezembro, na Policlínica Agostino Gemelli, em Roma, "para se submeter a uma cirurgia marcada devido a uma hipertrofia prostática".

Naquela data, Bruni indicou que "a previsão é que em poucos dias ele possa deixar o hospital e gradualmente retomar o trabalho".

De acordo com o MedlinePlus, um serviço digital da Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos, "um aumento da próstata significa que a glândula ficou maior e isso acontece com quase todos os homens à medida que envelhecem".

“Uma próstata aumentada é geralmente chamada de hiperplasia prostática benigna (BPH). Não é câncer e não aumenta o risco de câncer de próstata”, afirma.

Breves informações biográficas

O Cardeal Pietro Parolin nasceu em 17 de janeiro de 1955 e é Secretário de Estado do Vaticano desde 15 de outubro de 2013.

Aos 14 anos entrou no seminário de Vicenza e foi ordenado sacerdote em 27 de abril de 1980. Estudou direito canônico na Universidade Gregoriana e em 1983 iniciou a Pontifícia Academia Eclesiástica. Ao finalizar, prestou serviço diplomático para a Santa Sé nas Nunciaturas da Nigéria e do México.

São João Paulo II o nomeou, em 2002, subsecretário da seção para as relações com os Estados da Secretaria de Estado do Vaticano e Bento XVI o nomeou, em 2009, Núncio Apostólico na Venezuela, cargo que ocupou até que o Papa Francisco o nomeou Secretário de Estado em 2013.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: