A exposição "100 Presépios no Vaticano" retorna neste Natal de 2020 à Santa Sé com uma edição especialmente adaptada ao contexto da pandemia do coronavírus.

A principal novidade é que, nesta ocasião, os mais de 100 presépios de todo o mundo serão exibidos ao ar livre, debaixo da Colunata de Bernini que circunda a Praça de São Pedro.

A exposição, promovida pelo Pontifício Conselho para a Nova Evangelização, será inaugurada no domingo, 13 de dezembro, e encerrada no dia 10 de janeiro de 2021.

Este ano será a Embaixada da Ucrânia junto à Santa Sé que se encarregará de divulgar e animar o evento, por isso contará com uma delegação oficial acompanhada por uma representação da comunidade ucraniana em Roma.

A exposição será inspirada no conteúdo da Carta Apostólica do Papa Francisco Admirabile signum, aprovada em dezembro de 2019. Nela, o Pontífice explica que “o Presépio faz parte do suave e exigente processo de transmissão da fé”.

“A partir da infância e, depois, em cada idade da vida, educa-nos para contemplar Jesus, sentir o amor de Deus por nós, sentir e acreditar que Deus está conosco e nós estamos com Ele, todos filhos e irmãos graças àquele Menino Filho de Deus e da Virgem Maria. E educa para sentir que nisto está a felicidade”.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: