O Papa Francisco incentivou os cristãos a relerem durante o Advento sua Carta Apostólica Admirabile signum, sobre o significado e valor do Presépio, publicada em 1º de dezembro de 2019, durante sua visita ao Santuário Franciscano de Greccio, Itália, onde São Francisco de Assis deu início à tradição do presépio no Natal de 1223.

Durante a audiência que concedeu na manhã desta sexta-feira, 11 de dezembro, no Vaticano, às delegações de Kocevje (Eslovênia) e Castelli, (Abruzzo, Itália), de onde provêm a árvore e o presépio, o Santo Padre garantiu que “nos fará bem relê-la nestes dias”.

Na Carta Apostólica Admirabile signum, o Papa pede que a prática de montar o presépio no Natal "nunca desapareça" e que "onde porventura tenha caído em desuso, se possa redescobrir e revitalizar".

Francisco explica na Carta que “o Presépio faz parte do suave e exigente processo de transmissão da fé. A partir da infância e, depois, em cada idade da vida, educa-nos para contemplar Jesus, sentir o amor de Deus por nós, sentir e acreditar que Deus está conosco e nós estamos com Ele, todos filhos e irmãos graças àquele Menino Filho de Deus e da Virgem Maria. E educa para sentir que nisto está a felicidade”.

Leia a Carta Apostólica Admirabile signum AQUI.

Confira também: