Os Salesianos da Nigéria desenvolveram a “Iniciativa Água Limpa” para levar este elemento essencial a cinco comunidades do sudeste do país africano Alaenyi, Umuaju, Bagbe, Nsasak Afaha e Neke.

Com o projeto, essas comunidades terão poços de água potável. Desta forma, crianças e mulheres que são obrigadas a percorrer longas distâncias para obtê-la, em alguns casos contaminadas, não terão mais que fazê-lo.

“As crianças agora podem ficar na escola em vez de buscar água. As mulheres não precisam mais caminhar longas distâncias, muitas vezes arriscando a vida para encontrar uma fonte de água”, indica um relatório enviado pelos Salesianos à ACI África, agência do grupo ACI, no dia 9 de dezembro.

Com uma população de 195 milhões de pessoas, a Nigéria é o país mais populoso da África e o oitavo mais populoso do mundo.

Apesar de ser a segunda economia mais forte do continente africano, 40% da população vive abaixo da linha da pobreza, o que significa que apenas 48% dos habitantes têm acesso a água potável e apenas 33% podem ter acesso a uma limpeza adequada.

Com o projeto na Nigéria, os Salesianos esperam que a porcentagem de pessoas que tem acesso à água chegue a 52% e que o número de pessoas que podem ter uma limpeza adequada duplique.

O diretor do projeto, Pe. Gus Baek, disse que “garantir o acesso à água potável dá às comunidades um senso de dignidade e promove a higiene”.

“Isso também diminui o número de doenças relacionadas à água que podem acabar afetando aqueles que frequentam a escola, afastando-os do importante momento de estudo”, disse o sacerdote.

Publicado originalmente em ACI África. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: