Os freis franciscanos de Assis e as autoridades da região de Umbria (Itália) apresentaram o presépio e o programa do “Natal de Francisco”, que começará na terça-feira, 8 de dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição, e concluirá em 6 de janeiro de 2021, Solenidade da Epifania do Senhor. Este grande evento é oferecido especialmente pelos profissionais de saúde envolvidos na luta contra a pandemia de coronavírus.

Na terça-feira, 8, o programa começa com uma Missa às 17h (hora local), com a bênção do presépio e a iluminação da árvore de Natal. Para lembrar os profissionais de saúde, o presépio terá a imagem de uma enfermeira entre os 50 pastores que o compõem.

O Natal de 2020 será especial pois “reviverá o espírito franciscano no presépio inventado pelo santo de Assis, com projeções multimídias de vídeos sobre a fachada da Basílica Superior de São Francisco e da Catedral de São Rufino, vídeo mapping (projeção sobre edifícios) e jogos de luzes nas ruas da cidades, com a direção artística de Mario Cucinella”, indica uma nota dos franciscanos.

A árvore de Natal montada na praça inferior é um abeto branco de 13 metros de altura doado pela Assessoria de Agricultura e Bosques da Província Autônoma de Trento. Está decorada com cerca de 40 mil luzes de led. Depois de ser cortada, foi logo substituída por outra no Valle dei Mocheni.

Entre as projeções que serão vistas até o dia 6 de janeiro, estão o Natal e a Anunciação de Maria, assim como alguns afrescos de Giotto que estão na Basílica Inferior de São Francisco, e um vídeo mapping exclusivo do interior do complexo monumental que permitirá que o “telespectador aprecie os mais de 10 mil metros quadrados de afrescos, realizado pelo estúdio do arquiteto Marco Capasso”.

O Custódio do Sacro Convento de Assis, Frei Marco Moroni, afirma que “apesar deste ano marcado pelo sofrimento na pandemia, podemos dizer Feliz Natal, porque o Senhor vem, vem sempre e nos faz companhia”.

“Este ano quisemos realizar um presépio muito particular no qual se ressaltará a beleza da arte de Giotto para fazê-la plástica, para fazer esta realidade imersiva. Em frente à Basílica, poderemos estar diante desta presença, na qual cada um poderá se sentir parte do evento, do nascimento de Jesus”, indicou.

“Ele está no meio de nós, nos faz companhia e se faz companheiro de nossas dificuldades e sofrimentos. É a mensagem de Natal de sempre e hoje fica ainda mais claro”, assegurou o frei.

A iniciativa conta com o patrocínio da Região de Umbria e da prefeitura de Assis, apoiada pela Enel, pela Fundação Cassa di Risparmio de Perugia e da Fundação Cassa di Risparmio de Castello. O projeto foi feito em colaboração com Mario Cucinella Architects. 

A cidade de Assis se transformará em um presépio imaginário. Graças a um jogo de luzes alguns edifícios ficarão iluminados com cores particulares e poderão ser vistos do valle: a Basílica de São Francisco, a Basílica de Santa Clara, Rocca Maggiore, Rocca Minore, Monte Frumentario, Torre Cívica da praça del Comune e a Catedral de São Rufino. Haverá ainda a iluminação das ruas que unem a Basílica de São Francisco e a Catedral”, indica o comunicado.

O evento poderá ser acompanhado AQUI.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: